Orientação

Com o apoio do Grupo Desportivo 4 Caminhos, a Ágora disponibiliza a toda a população percursos permanentes de orientação que permitem combinar exercício, competição e descoberta no Parque da Cidade, no Parque do Covelo e no Parque de São Roque.


Em seguida, pode ver e descarregar os vários mapas disponíveis. Depois, só têm de partir à descoberta.

Dias com Energia

O programa municipal Dias com Energia é uma iniciativa semanal da Câmara do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto E.M., que oferece aulas gratuitas de pilates, ioga e tai chi. Entre outubro e abril, as sessões decorrem aos sábados de manhã, em três pavilhões municipais.


Todas as atividades são planeadas e orientadas por profissionais de educação física e são abertas a pessoas de qualquer idade e nível de experiência.


A participação é gratuita.


Missão Férias@Porto

Os campos de férias municipais são organizados pela empresa municipal Ágora e são destinados a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, residentes ou não na cidade do Porto. 


Qualquer pedido de esclarecimento deve ser enviado para o email missaoferias@agoraporto.pt

No Porto a Vida é Longa

No Porto a Vida é Longa (NPVL) é um programa que incentiva os maiores de 60 anos, residentes no Porto, à prática desportiva regular. As atividades são preparadas e orientadas por profissionais de desporto e visam reforçar a flexibilidade, a força (fundamental para evitar as quedas) e a resistência.


Atividades disponíveis: 

Ginástica, tai chi, atividades aquáticas, boccia, cardiofitness, danças latinas, zumba, ioga, pilates e cycling.


Periodicidade do programa: 

Todos os dias úteis, de janeiro a dezembro, com interrupção no período de férias (agosto).


Locais: 

Complexo Desportivo Monte Aventino e Piscinas Municipais: Cartes, Constituição e Eng.º Armando Pimentel.


Inscrições: 

As inscrições mantêm-se sempre abertas, desde que haja vagas disponíveis e, se necessário, poderão surgir mais horários ou modalidades.

35€ / ano (inclui uma aula semanal de uma modalidade à escolha).

Opcional: + 5€ / ano por cada modalidade adicional.


Contactos: 

Telefone: 226 199 860

Porto Sem Barreiras

Consciente da importância da promoção de comportamentos saudáveis, da criação de momentos de encontro e realização pessoal e de condições objetivas que potenciem a igualdade de oportunidades a todos os portuenses no acesso à atividade desportiva, a Ágora - Cultura e Desporto E.M. oferece condições especiais a instituições da cidade, diretamente ligadas ao desporto adaptado.


Estas condições especiais traduzem-se na cedência gratuita de alguns espaços para a prática de modalidades desportivas adaptadas diversas.


Da mesma forma, são disponibilizados os mesmos espaços e equipamentos para treinos de seleções nacionais de desporto adaptado.


Contactos: 

E-mail: geral@agoraporto.pt

Anda Porto

Através deste programa de sensibilização para a prática de caminhadas e de corridas na cidade, a Ágora - Cultura e Desporto E.M. apresenta dois percursos pedonais ao longo da marginal e vários percursos permanentes de orientação.


O primeiro percurso pedonal desenvolve-se entre a Rotunda Cidade do Salvador (vulgarmente conhecida pela Rotunda da Anémona) e a Rotunda do Freixo. O segundo percurso tem início na Rotunda do Freixo e termina no Pêgo Negro. Ambos estão identificados por placas de sinalética a cada quilómetro, permitindo que os utilizadores controlem facilmente o seu treino, através da distância percorrida. As placas, além da indicação de todo o percurso, também fornecem conselhos úteis para quem corre ou caminha.


Com o apoio do Grupo Desportivo 4 Caminhos, a Ágora - Cultura e Desporto E.M. disponibiliza a toda a população percursos permanentes de orientação que permitem combinar exercício, competição e a descoberta de espaços como o Parque da Cidade, o Parque do Covelo ou Parque de São Roque. Em seguida, pode ver e descarregar os vários mapas disponíveis.  



Contactos:

E-mail: geral@agoraporto.pt

Centro Municipal de Marcha e Corrida

Num projeto dinamizado em colaboração com a Federação Portuguesa de Atletismo, a cidade do Porto proporciona dois centros municipais de marcha e corrida, localizados, respetivamente, no Parque da Cidade do Porto, junto ao viaduto do Edifício Transparente, e no Parque do Covelo


Todas as terças e quintas, às 19 horas, e aos sábados, pelas 10 horas, é possível realizar caminhadas ou corrida em grupo no Parque da Cidade, de forma orientada por especialistas na área.


No Parque do Covelo, as atividades decorrem às segundas e quartas-feiras. Às 16 horas, são organizadas caminhadas e, pelas 19 horas, há corridas. Aos sábados, corre-se e caminha-se a partir das 10 horas.


+ Info: https://www.fpatletismo.pt/

De Volta à Forma

De Volta à Forma é um programa inovador de reabilitação física especificamente desenvolvido para doentes oncológicos dos centros hospitalares do Grande Porto.


O programa é promovido pela Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) e pela Ágora - Cultura e Desporto E.M., com a colaboração do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, cujos alunos monitorizam as atividades.


O objetivo do programa é a reabilitação física dos doentes e o combate à perda de massa muscular após os tratamentos. Cada participante tem a oportunidade de usufruir de um plano totalmente gratuito durante três meses, que será sempre antecedido de uma avaliação física.


As aulas do programa são gratuitas e realizam-se às quartas e sextas-feiras, entre as 15,30 e as 16,15 horas, na Piscina Municipal da Constituição.


Contactos:

Telefone: 225 488 000 / 914 349 313


+ Info: https://www.apll.org/

Domingos em Forma

Uma iniciativa da Ágora - Cultura e Desporto E.M. que consiste num programa de caminhadas e exercícios organizados e monitorizados por profissionais de educação física, com o apoio de técnicos de saúde.


O ponto de encontro é às 10h00 no Pavilhão Municipal do Lagarteiro, onde os participantes começam por fazer alongamentos e outros exercícios de aquecimento. Daí, partem para uma caminhada pelo Parque Oriental da Cidade, até às 11h00.


Periodicidade: 

Domingos de manhã.


Local:  

Pavilhão Municipal do Lagarteiro (ponto de encontro)

Parque Oriental da Cidade do Porto (caminhada)


Horário: 

> 10h00-11h00


Todas as atividades são planeadas e orientadas por profissionais de educação física e acompanhadas no recinto por uma equipa médica.


A Ágora oferece transporte gratuito desde a Estação Ferroviária de Campanhã até ao Lagarteiro. Às 09h20 e às 09h40, um veículo com um dístico do Domingos em Forma parte da zona de táxis em frente à estação.


Para participar no Domingos em Forma basta aparecer no local e hora marcados, com roupa e calçado confortável.

Aulas gratuitas de skate

Com o objetivo de promover e incentivar a prática desta modalidade, o Skate Park de Ramalde, integrado no Parque Desportivo de Ramalde/INATEL, disponibiliza aulas gratuitas a quem pretende iniciar-se ou aperfeiçoar a sua técnica. As aulas decorrem às segundas e quintas (das 17h30 às 19h30) e aos sábados e domingos (das 10h00 às 12h00).

 

Cada sessão tem 20 vagas disponíveis e os utentes podem participar, no máximo, em duas aulas por semana.


As inscrições para cada semana podem ser feitas a partir das 00h00 de segunda-feira, através do correio eletrónico desporto@agoraporto.pt.


Aconselhamos o uso de roupa confortável e calçado apropriado (sapatilhas de sola baixa). 


Nota: no caso de não poderem comparecer nas aulas em que estão inscritos, pedimos que nos informem atempadamente. A não comparência sem aviso prévio levará à suspensão da possibilidade de inscrição durante uma semana.

Programas de atividade física