08/10/2025

Antes de tudo, este é um fim de semana importante para a nossa vida em democracia. Aquele em que, mais uma vez, e com todo o direito, somos chamados a decidir o nosso futuro.

 

Por isso, antes de qualquer proposta para sairmos de casa e aproveitarmos o sol de outono, a obrigação é a de que exerçamos o dever cívico de contribuir para o futuro das nossas freguesias e cidades, elegendo quem acharmos estar mais bem preparado para exercer essa função durante os próximos anos.

 

E tudo isto com consciência, com calma, com ponderação. Vá, o fim de semana são dois dias, mas votar… bem, não leva mais do que dois minutos!

 

Depois (e antes) disso, é aproveitar as propostas que mais um fim de semana de outono nos apresenta, feito de encontros com formas animadas muito diferentes, mas também de uma prova onde a força da superação é uma lição para todos os espectadores, uma conversa para cruzar elementos da arte e da saúde mental, duas instalações artísticas que terminam neste domingo e uma mão cheia de aulas (gratuitas) para alinhar a nossa mente nos pavilhões municipais.

 

 

Marionetas invadem a cidade com vários espetáculos…

 

… durante quase duas semanas. O FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto, habitual no início de cada outono, apresenta um conjunto de propostas nacionais e internacionais, entre formas animadas, figuras humanas e um sem número de histórias para todas as idades, de 9 a 10 de outubro. Destaque para a apresentação de “Hybridation”, regresso de Olivier de Sagazan ao Porto, a 16 e 17 de outubro, no palco do Grande Auditório do Rivoli, e para “HUNTER”, estreia nacional do espetáculo de Courtney May Robertson, a 10 e 11 de outubro, também no Rivoli. Todo o programa disponível em www.fimp.pt.

 

 

Uma prova onde a cadeira de rodas não é um obstáculo…

 

…, mas sim um desafio para se superar cada vez mais. Até domingo decorre, no Clube de Ténis do Porto, mais uma edição do ITF Future Series International Wheelchair. Este torneio internacional conta com a participação de 32 atletas no quadro masculino e 16 no quadro feminino, numa prova que integra o circuito internacional da modalidade de ténis. Um encontro que vai já na 8.ª edição e que contará com momentos de pura emoção. A entrada é livre.

 

 

Porque nunca fez tanto sentido falar em saúde mental…

 

… e, neste caso, associada à arte. O Matadouro – Centro Cultural do Porto promove, deste sábado e até ao dia 16 de novembro, um ciclo de conversas sobre o tema “Arte e Saúde Mental”. Este programa acompanha a exposição “Gustavo Ludgero: quatro décadas de trabalho”, patente no piso subterrâneo deste equipamento municipal, e é desenvolvido em parceria com a associação Encontrar+se. A primeira sessão está agendada para sábado, 11 de outubro, a partir das 16h00, e a entrada é livre.

 

 

O adeus ao verão é o adeus a dois projetos expositivos…

 

… promovidos pela Galeria Municipal do Porto nos últimos meses. Neste domingo, 12 de outubro, o espaço cultural encerra os projetos “Praia de Ruínas” e “Lúcido Devaneio – Panorama da Arte Contemporânea Portuguesa”. O primeiro ocupou o terreiro da GMP desde maio, e mais não era que uma representação de ruínas desenvolvido pelo arquiteto e artista Andreas Angelidakis. Já a exposição, que ocupou os dois pisos da GMP, é um mapa selecionado das práticas mais relevantes em Portugal. O acesso é livre… mas só até domingo.

 

 

Seja verão ou outono, as aulas gratuitas ao sábado continuam…

 

…, mas, a partir deste mês e até ao final do inverno, decorrem nos Pavilhões Municipais de Fontes Pereira de Melo, do Viso, do Lagarteiro e de Pêro Vaz de Caminha. No entanto, o cartaz mantém-se o mesmo, com aulas de pilates, ioga e tai chi entre as 09h00 e as 12h00. A boa notícia é que a entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia no Portal do Desporto. Nota ainda para a necessidade de levar o respetivo tapete para a realização das atividades, que são planeadas e orientadas por profissionais de educação física.

 

Edição: José Reis

Ver também
Notícias