07/10/2025

O Matadouro — Centro Cultural do Porto apresenta, entre os dias 11 de outubro e 16 de novembro, o programa paralelo da exposição “Gustavo Ludgero: quatro décadas de trabalho”, patente no piso subterrâneo do equipamento.

 

O programa, que decorre ao longo de cinco fins de semana, integra um conjunto de conversas dedicadas às relações entre arte e saúde mental, bem como visitas comentadas à exposição. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

 

O ciclo de conversas “Arte e Saúde Mental”, desenvolvido em parceria com a associação Encontrar+se, parte da relação do artista Gustavo Ludgero com esta instituição e propõe uma reflexão sobre os cruzamentos entre criação artística, saúde e bem-estar.

 

A primeira sessão, “Arte, Psiquiatria e Desenvolvimento Pessoal”, realiza-se no sábado, 11 de outubro, às 16h00, com Catarina Gomes (codiretora do Manicómio), Cláudia Lopes (diretora artística do Manicómio) e Inês Homem de Melo (psiquiatra e fundadora da Clínica do 5º Andar), com moderação de Pedro Galante (Galeria Municipal do Porto). A conversa abordará as interseções entre prática artística, medicina e bem-estar, refletindo sobre o papel da arte enquanto motor de transformação individual e coletiva.

 

No sábado, 25 de outubro, pelas 16h00, decorre a segunda sessão, “Os artistas e a saúde mental”, com Adrián Gramary (médico psiquiatra e autor) e António Roma Torres (médico psiquiatra, terapeuta familiar e psicodramatista), sob moderação de Joana Morais e Castro (presidente da associação Encontrar+se).

 

A partir das experiências profissionais e das publicações dos intervenientes — nomeadamente o livro “Palco da Loucura”, de Adrián Gramary, e o ciclo “Cinema Saúde Doença”, promovido por António Roma Torres —, a sessão propõe uma reflexão sobre a relação entre criação artística e vulnerabilidade, procurando elencar estratégias de cuidado no universo das artes.

 

 

A terceira conversa, “Saúde mental no trabalho”, acontece no sábado, 1 de novembro, às 16h00, com Mariana Pinote (psicóloga clínica e coordenadora do programa “Mind at Work” da Encontrar+se) e Sílvia Cunha (diretora do Departamento de Promoção de Saúde, Qualidade de Vida e Juventude da Câmara Municipal do Porto), com moderação de Andreia Azevedo Soares (jornalista do Público). A sessão tomará como ponto de partida as práticas de promoção de saúde mental implementadas pela Câmara Municipal do Porto e pela Encontrar+se, para aprofundar os impactos do ambiente profissional no bem-estar psicológico e as estratégias para a criação de locais de trabalho mais saudáveis e sustentáveis.

 

O ciclo termina no sábado, 15 de novembro, com a conversa “Arte e Espiritualidade”. Às 16h00, o Padre Nuno Tovar de Lemos (presidente da Direção do Centro Comunitário de S. Cirilo) e o escritor Valter Hugo Mãe, dinamizam uma sessão com moderação de Vânia Sousa Lima (psicóloga e professora auxiliar da Universidade Católica Portuguesa). A conversa explorará as ligações entre a criação artística e a transcendência, abordando as dimensões simbólicas que a arte e a espiritualidade convocam na vida individual e coletiva.

 

O programa inclui ainda duas visitas à exposição “Gustavo Ludgero: quatro décadas de trabalho”. No sábado, 8 de novembro, às 16h, realiza-se uma visita guiada com as curadoras Isabeli Santiago e Patrícia Coelho (Galeria Municipal do Porto) e o artista. A sessão permitirá aprofundar o conhecimento sobre os processos criativos, materiais e suportes de trabalho de Gustavo Ludgero. No domingo, 16 de novembro, também às 16h, o artista conduz uma visita comentada, partilhando o seu percurso, as suas referências e algumas das questões que orientam a sua prática.

 

A exposição “Gustavo Ludgero: quatro décadas de trabalho” encontra-se patente até 16 de novembro, aos sábados e domingos, das 14h00 às 19h00, com entrada gratuita.

 

Fotos: Dinis Santos

Ver também
Notícias