20/05/2025

De 30 de maio a 1 de junho, os jardins voltam a encher-se de atividades para todas as idades, com propostas que juntam várias entidades municipais e nacionais. Há experiências desportivas, culturais e lúdicas para serem vividas durante três dias, num programa que tem acesso livre.

 

Ditou o calendário deste ano que o Dia Mundial da Criança, instituído pelas Nações Unidas em 1950, fosse celebrado num domingo. Assim, e a pensar nesta data, a cidade junta-se às celebrações mundiais da infância com um programa (de três dias) que convida todas as famílias para dezenas de atividades nos Jardins do Palácio de Cristal.

 

Assim, nos dias 30 e 31 de maio e no dia 1 de junho, os portões do icónico espaço da cidade acolhem todos os interessados para um evento que promete, mais uma vez, surpreender famílias e crianças de todas as idades.

 

O programa delineado para os três dias do evento juntou várias entidades nacionais e municipais, numa verdadeira montra do muito que desenvolvem ao longo do ano.

 

 

Assim, haverá propostas para todos os gostos, com especial destaque para o conjunto de espetáculos que prometem transportar ainda mais magia a um evento que promete fazer viajar todos os visitantes aos tempos da “idade dos porquês”.

 

O primeiro dia (30 de maio) será dedicado às escolas do concelho, que, entre as 09h00 e as 13h00, poderão contar com espetáculos de teatro, a cargo do Teatro e Marionetas de Mandrágora (“Os Gatos Vagueiam pelos Jardins do Palácio de Cristal”, 10h00) e do Teatro Bolhão com as Comédias do Minho (“O Duelo e Outras Histórias”, 10h30, Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett).

 

Haverá ainda um espetáculo de dança pela Somos Nós e Escola de Dança Sabor Latino (“Nós Somos Dança”, 11h00, Concha Acústica), uma apresentação cinotécnica pelas forças de segurança (11h00) e um concerto da Banda da PSP (12h00, Lago dos Cavalinhos).

 

Fim de semana aberto a todas as famílias

 

A festa abre-se a todas as famílias a 31 de maio e 1 de junho, com um conjunto de atividades pensadas para todas as idades.

 

Para além dos espetáculos do dia 30, e que repetem nos dias seguintes, há mais propostas de teatro, música, dança, desporto e oficinas nos Jardins do Palácio de Cristal.

 

 

Destaque para o concerto do grupo pBp no dia 31 de maio, às 11h00, na Concha Acústica, e da Rockschool, que promete viajar até ao “Reino dos Sonhos” no Lago dos Cavalinhos (31 de maio, 12h00).

 

Haverá ainda uma arruada da Banda Marcial da Foz do Douro pela Avenida das Tílias (31 de maio, 15h00); uma ópera do Quarteto Contratempus (“O que é a Ópera? – Um espetáculo pretensioso”, 1 de junho, 10h30 e 15h00, Concha Acústica); e o espetáculo “Chinfrim”, de Rita Redshoes, apresentado no âmbito do ciclo musical Porto Sounds Secret (1 de junho, 15h00, Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett).

 

A Festa da Criança conta, no alinhamento, com duas propostas de circo pela companhia WE TUM TUM, que propõe os espetáculos “Ler Antes de Ler – Crassh_Babies 1.0”, pensado especialmente para bebés, e “Crassh_DuoCircus”, no Lago dos Cavalinhos.

 

A Capela Carlos Alberto, outros dos locais que acolhe atividades desta Festa da Criança, é o palco para a apresentação de “Gaspar… O Marquês Assim Assim”, um projeto teatral da companhia Confederação feito a partir das técnicas do teatro de Papel (31 de maio e 1 junho, às 12h00 e às 17h00).

 

Avenida das Tílias com presença de várias entidades

 

São várias as entidades que se associam a esta Festa da Criança e que apresentam várias atividades ao longo dos três dias deste evento.

Assim, haverá espaços ao longo do recinto do Porto., um local que recria, em formato mini, as Festas de São João da cidade, um local dedicado às obras e aos criativos da Arte Urbana, a presença da Águas e Energia do Porto, da Porto Ambiente, da Galeria Municipal do Porto, do Trengo – Festival de Circo do Porto, do Planetário do Porto, do Museu do Carro Elétrico / STCP, do Museu do Porto, do Coliseu Porto Ageas, do Sea Life Porto e da Ergovisão.

 

 

Todos estes stands contarão com demonstrações de atividades e oficinas ao longo dos três dias.

 

Destaque ainda para a parceria com a LEGO, com o INATEL, com o Portus Cale, com o Corpo Nacional de Escutas e com o Regimento de Sapadores Bombeiros, a Polícia Municipal, a PSP e a Proteção Civil, que farão uma demonstração das diferentes atividades ao longo dos três dias.

 

A Festa da Criança é uma iniciativa da Câmara do Porto, decorre nos Jardins do Palácio de Cristal e tem acesso livre nos seguintes horários: sexta-feira, 30 de maio, das 09h00 às 13h00 (num dia dedicado essencialmente às escolas; sábado e domingo, 30 de maio e 1 de junho, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

 

O programa completo da Festa da Criança 2025 pode ser conferido aqui.

 

Texto: José Reis

Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias