Todos nós, em algum momento da vida, já imaginámos como seria ter uma máquina do tempo. Voltar para reviver um instante, avançar para perceber no que tudo se vai transformar ou, simplesmente, espreitar aquilo que ainda não aconteceu.
A verdade é que essa máquina não existe (pelo menos por agora). Mas há dias que quase nos dão essa sensação. Entre memória, criação e promessa, cruzam-se propostas que recuperam o passado, interrogam o presente e apontam ao que ainda está para vir.
Por isso, apertem o cinto e desfrutem da viagem que os próximos dias têm para oferecer.
 (1).webp)
Fórum PORTO. Regresso ao Futuro: 1996 – 2001 – 2026
A viagem começa com uma paragem para pensar a cidade entre o que fomos e o que queremos ser. Na sexta-feira, 20 de fevereiro, a Casa da Música acolhe um fórum que assinala os 25 anos da Porto 2001 e os 30 anos da classificação do Centro Histórico pela UNESCO. Este debate usa a herança destes marcos para projetar as visões culturais das próximas décadas, mostrando como o passado moldou a nossa realidade. A entrada é livre, mediante levantamento de bilhete e sujeita à lotação do espaço

Competição de escalada no São Rock
No sábado, 21 de fevereiro, o espaço São Rock Climbing mostra que o amanhã do desporto nacional já se escreve no presente. O “Kids on the Bloc”, a primeira prova da Taça Regional de Escalada de Bloco, reúne jovens talentos dos escalões sub-11 e sub-13. É a oportunidade ideal para acompanhar de perto, ainda numa fase inicial, o percurso desta nova geração que promete marcar o futuro da modalidade.
.jpg)
Este ciclo regressa ao Rivoli nos dias 20 e 21 de fevereiro com espetáculos que viajam pelas memórias para entender os conflitos atuais. No Pequeno Auditório, Mila Turajlić recupera arquivos de imagens de um mundo em processo de descolonização. Pouco depois, no Grande Auditório, Zahy Tentehar apresenta um musical biográfico que coloca as tradições ancestrais da sua mãe em diálogo com o tempo globalizado de hoje. Os bilhetes estão disponíveis nas bilheteiras do Teatro Municipal do Porto e em tmp.bol.pt.

O ritmo que há 32 anos faz parte da memória coletiva da cidade sai à rua no domingo, 22 de fevereiro, às 15h00. Após o adiamento devido à chuva, a Batucada Radical devolve ao Porto o seu desfile de Carnaval, partindo do Centro Comercial STOP em direção à Avenida de Rodrigues de Freitas, num encontro rítmico que atravessa décadas e une gerações. A participação é livre.

Nova temporada do podcast Porto de Alta Competição
O projeto que dá voz aos atletas apoiados pelo Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo da Câmara do Porto está de volta com novos episódios. Todas as semanas, aos sábados de manhã, um novo capítulo fica disponível numa viagem que nos leva ao passado, presente e futuro dos atletas. Os episódios podem ser ouvidos no Spotify, Youtube, Soundcloud e Amazon Music.
Edição: Mariana Rodrigues