Nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Teatro Rivoli é palco de mais edição do “Make Trouble”. Nesta edição do ciclo de programação, o conflito revela-se tanto em dimensões geopolíticas como profundamente pessoais, com espetáculos de Mila Turajlić e de Zahy Tentehar.
No Pequeno Auditório do Rivoli, a artista jugoslava Mila Turajlić apresenta arquivos fílmicos do Movimento dos Países Não-Alinhados, uma aliança internacional que procurou posicionar-se fora das divisões binárias da Guerra Fria.
Durante vários anos, Mila Turajlić investigou os arquivos filmados dos noticiários jugoslavos, trabalhando com Stevan Labudović, o operador de câmara do Presidente Tito, que documentou as suas viagens por África e Ásia, durante o período turbulento que marcou o surgimento do Movimento dos Países Não Alinhados.

A artista convida o público a mergulhar nestas imagens, analisando o papel que desempenharam numa épica batalha visual, através da qual o cinema deu voz a um mundo em processo de descolonização.

“Non-aligned newsreels – voices from the debris”, em formato espetáculo-conferência é apresentado na sexta-feira, dia 20, e no sábado, dia 21, às 19h30.
Por sua vez, no Palco do Grande Auditório, a artista indígena do povo Tentehara Guajajara, Zahy Tentehar, partilha uma história moldada por tensões entre forças opostas: mãe e filha, local e global, indígena e ocidental.

“AZIRA'I: Um Musical de Memórias” é um espetáculo biográfico sobre a relação de Zahy com a sua mãe, Azira'i, primeira mulher Pajé da reserva de Cana Brava, no Maranhão.
Mãe e filha confrontam-se num interior patriarcal, onde tradições ancestrais enfrentam as pressões de um mundo globalizado.

O espetáculo estará em cena nos dias 20 e 21, às 21h30, no Palco do Grande Auditório do Rivoli.
Os bilhetes para cada espetáculo estão disponíveis nas bilheteiras do Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre e em tmp.bol.pt