19/12/2024

E o tempo corre, o tempo não para… Se há umas semanas delirávamos com as luzes de um Natal que parecia ainda distante, hoje começamos a ficar nervosos com as prendas que, mais uma vez, deixamos para a última hora! 

Mas, é certo: o Natal não muda de data (todos os anos é no mesmo mês, no mesmo dia). Devido à nossa desorganização, há que dar corda às ideias e aproveitar os dias para comprar a prenda especial que ainda nos falta – bem, se ainda faltam todas, temos aqui cinco boas ideias (e úteis) para tornar a época ainda mais especial.

 

 

Um Presente especial do Teatro Municipal do Porto… 

 

… para incluir no rol de presentes que se estende aos pés da Árvore de Natal. O Teatro Municipal do Porto quer fazer parte, mais uma vez, da nossa época e, por isso, disponibilizar o habitual PRESENTE!, que mais não é que um voucher que corresponde a um bilhete duplo para qualquer espetáculo da temporada. Pode ser adquirido nas Bilheteiras do Teatro Rivoli e Campo Alegre.  

 

 

Um Filmário do Batalha para registar os nossos filmes favoritos 

 

Todos temos amigos que, nesta altura do ano, não perdem e repetição de “Sozinho em Casa”, “Música no Coração” ou “O Amor Acontece”, entre muitos outros clássicos da época. A pensar no amigo cinéfilo, o Batalha Centro de Cinema lançou um “Filmário”, uma agenda onde é possível avaliar, anotar e até criar listas, como se fosse um arquivo para mais tarde recordar. Pode ser usado, preferencialmente, nas sessões do Batalha… mas não só! Está à venda na Livraria do Centro de Cinema.  

 

 

Aumentar a estante com quatro novos livros da Galeria Municipal  

 

Nunca há uma data especial para se oferecer livros. Diríamos até que todos os dias, tal como quando o homem quer, são bons dias para oferecer bons livros. O Natal não foge à regra e há quatro propostas que podem ser consideradas no sapatinho: “Superfície Desordem”, de Jonhatan Uliel Saldanha; “Norte Silvestre e Agreste”, sobre os caminhos e linhas de intensidade, forças centrífugas que nos levam para além do Porto; “Musonautas”, uma retrospetiva de cinco décadas de força e inquietação na criação musical portuense; e “Anuário”, sobre o projeto desenvolvido entre 2019 e 2021. Estão à venda na Bilheteira da Galeria Municipal do Porto.  

 

 

Cores, texturas e sabores no Mercado de Natal 

 

Nas dezenas de barraquinhas que se erguem no Jardim de João Chagas, o impossível vai ser não encontrar a prenda que ainda falta. De bijuteria a peças feitas em artigos reciclados, de objetos de decoração a alimentos que aquecem o corpo e a alma nesta altura do ano, o importante é deixar-se seduzir pelas cores e aromas que saem de cada um dos espaços de venda. Até ao dia 23, há ainda a hipótese de escolher algo que está em falta. 

 

 

Sentimentos e bons desejos para hoje, amanhã e depois de amanhã… 

 

Tal como o vídeo de Natal da Câmara do Porto, que convida a oferecermos uma prenda à cidade que, todos os dias, contribui para o nosso índice de felicidade, talvez devamos oferecer amizade, partilha, solidariedade, um abraço, dois desejos, vários sorrisos, gratidão e alguma paciência. Tudo isto polvilhado de entreajuda e amor. 

 

Boas Festas! 

Ver também
Notícias