Até 23 de dezembro, o Jardim de João Chagas, vulgarmente denominado de Jardim da Cordoaria, acolhe dezenas de comerciantes que, com os seus trabalhos, potenciam ideias criativas para prendas (perfeitas) nesta época do ano. O Mercado de Natal conta com bancas para todos os gostos, com produtos para todas as carteiras, e sabores para todos os paladares.
Os potes de barro, a lembrar tempos antigos, desvendam os recheios disponíveis. Há framboesa, doce de leite, mirtilo, abóbora ou pêssego. O simples açúcar e canela ou o sempre apetecido chocolate. Sempre o chocolate. Laurindo Pinto sabe o que os frequentadores do Mercado de Natal mais gostam. É por isso que, todos os anos, desloca a sua banca durante um mês para o Mercado de Natal da Ágora, para “oferecer” os melhores crepes da temporada. “Temos doces e salgados, mas o que tem mais saída é o de chocolate”. Claro, lá está: sempre o chocolate.
Há três anos que a “Crepes da Vovó” se instala no coração do mercado para confortar a alma (e corpo) nesta época do ano. Feitos à vista de quem passa, Laurindo vai depositando uma porção de creme nos recipientes negros que oscilam ao ritmo do fogo. Muitos param para filmar o momento e partilhar nas redes sociais, outros olham com atenção para aprender as técnicas e repetir em casa, mas quase todos se rendem e escolhem o sabor preferido.
“Nesta altura do ano sabe sempre bem comer um crepe quente. Tem sido um sucesso já nestes primeiros dias, com muitos portugueses e turistas a pararem aqui”, resume.
Cartão usado como novo em peças decorativas
As bancas espalham-se ao longo do recinto, com excelentes motivos para parar, descobrir, tocar, perguntar, comprar. Há peças que suscitam mais curiosidade, outras que dão vontade de provar, muitas são aquelas que queremos levar para casa.
A pensar na época em que estamos, Isabel Santos pensou, juntamente com uma amiga, em criar objetos alusivos a esta quadra. A marca Revivarte – “que ainda não tem Facebook, nem Instagram” – surgiu com o intuito de dar nova vida ao cartão que, todos os dias, é desperdiçado. “Eu não gosto muito de estar parada, gosto de fazer coisas diferentes, gosto de experimentar”, assegura Isabel.
Desde setembro que começaram a trabalhar as peças que agora estão em exposição, são novos elementos de decoração feitos a partir dessa reutilização do material. “Usamos a técnica do papel maché, em que molhamos o papel, trituramos, juntamos a cola e farinha e depois moldamos ao que pretendemos”. Mas a isto juntam ainda mais elementos, como galhos, bugalhos, folhas secas, ramagem e várias leguminosas, como o feijão ou o grão-de-bico, assim como os grãos de café. “Tudo isto é colado à mão. Não temos de contribuir para a poluição do ambiente, podemos encontrar uma nova vida para estes materiais, fazendo um objeto 100% natural”, revela.
Para homem e para mulher
No Mercado de Natal há produtos para toda a família, contribuindo, tamém desta forma, para a afirmação e democratização de marcas independentes, comprando o produto “made in Portugal” e valorizando os artistas de diferentes áreas.
Maria Ferreira é filha de artesão. O pai criou a marca Falcon Leather Craft, que se dedica a produzir “artigos de moda em pele”. Essencialmente para homens. Há carteiras, pulseiras e cintos. “Tudo feito em Portugal, feitos à mão, em São João da Madeira”, revela.
Os turistas param e apreciam os cintos cuidadosamente pendurados ao lado da banca, “principalmente feitos em cortiça”. E não estranham os preços. Os produtos que aqui encontramos variam entre os 15 e os 25 euros.
Mais acima, é Ângela Ribeiro que nos apresenta a “With Love”. “É uma marca de peças em aço inoxidável, feitas para mulheres, onde o detalhe é a principal característica destes objetos”. Privilegia “o empoderamento da mulher” e distingue-se por ser, nas palavras desta criadora, “uma marca com uma inspiração muito aberta, que não gosta de seguir tendências e que faz algo de diferente para não ser igual às outras”.
Este desejo fez com que Ângela tenha conseguido angariar muitos clientes no ano passado e, por isso, a expectativa para este ano é grande. “É uma oportunidade para continuar a expansão da marca”, assegura.
Taylor Swift e Fernando Pessoa juntam-se uma banca
Todos os dias, até vésperas de Natal, o jardim ilumina-se com as cores do Natal, num encontro que conta ainda com a presença de vários artistas e atividades, numa programação itinerante pensada para os vários dias de animação.
E se dissermos que até a superestrela Taylor Swift estará no Porto… não é mentira! Na Laroca, marca da ilustradora Ana Soares, a cara da cantora pop está espalhada por várias prateleiras. “É a que tem mais procura”, revela, com ar condescendente, de quem sabe que não é possível lutar contra as tendências.
A Laroca é uma marca que faz bonecos com caricaturas de artistas nacionais e internacionais. Reúne no local David Bowie e Harry Styles, Fernando Pessoa e Amália Rodrigues, entre muitos outros.
“Faço o desenho digitalmente no ipad e depois mando estampar. O acabamento destes materiais é depois todo manual”, diz Ana Soares. “O enchimento destes bonecos é feito com materiais de garrafas recicladas, o que torna este produto ainda mais sustentável”.
Mas se quisermos personalizar um boneco com a cara do nosso pai, da nossa irmã ou mesmo do animal de estimação, basta enviar a fotografia, esperar uns dias e ter o objeto desejado em casa. “É uma prenda original para quem não sabe o que oferecer”, sorri Ana.
A criatividade, também aqui, não tem limites. Na Laroca e no Mercado de Natal.
Texto: José Reis
Fotos: Rui Meireles