24/10/2024

A palavra de ordem para este fim de semana é andar. Propomos a deambulação por três espaços de uma galeria ou a viagem até uma de muitas realidades alternativas, um passeio de olhos fixos em paredes ou outro diluído pela natureza, e ainda uma rota pelo rock nacional das últimas décadas. 

 

 

Inauguração tripla para ver na Galeria Municipal

 

Às 18h00 de sábado, 26 de outubro, a Galeria Municipal do Porto (GMP) inaugura em simultâneo as exposições “Superfície Desordem”, de Jonathan Uliel Saldanha, “Febre da Selva Elétrica”, de Vivian Caccuri, e “assim no céu como na terra”, de Rita Caldo. Uliel Saldanha transformará o piso zero num ambiente imersivo controlado por inteligência artificial e definido por luz, som e esculturas. A brasileira Caccuri, pela primeira vez em nome individual no nosso país, irá exibir obras que mostram o som e a música como elemento central à vida. E a portuense Caldo vai abrir, no piso -1 do foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, um novo espaço da GMP dedicado à experimentação e à estreia de artistas no contexto institucional, com um conjunto de peças que “habitam um microcosmo labiríntico, estranho e mágico”. 

 

 

Realizada virtual une dois artistas premiados no Rivoli 

 

Até sábado, o realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul apresenta no Teatro Municipal do Porto a sua primeira experiência com realidade virtual. “A Conversation with the Sun (VR)” é uma viagem que atravessa sonhos, memórias e regresso às origens da vida, e tem banda sonora do japonês Ryuichi Sakamoto. Galardoado em Cannes, no IndieLisboa e em muitos outros festivais de cinema nas últimas décadas, Weerasethakul traz agora um espetáculo que desafia o público, munido de óculos especiais e circulando livremente pelo espaço, a imergir numa mistura de realidade, sonho e outros estados de ser. 

 

 

Novo mural soma-se ao roteiro de arte urbana do Porto 

 

A segunda edição da Baluarte deixou marcas não só na memória dos muitos visitantes, mas também no espaço público. No cruzamento da Rua de Camões com a Rua do Paraíso pode-se apreciar uma das quatro intervenções que integraram o programa paralelo da exposição de arte urbana. O mural é da autoria de Zebu, duo de Berlim formado em 2015 por Lynn Lehmann e Dennis Gärtner, cujas composições são conhecidas pelas suas cores vibrantes e fusões entre o figurativo e o abstrato. Neste caso, e segundo explicaram os autores, a ideia passou literalmente do papel para a parede, pois “surgiu de experiências recentes com recortes” que fizerem no seu estúdio.  

 

 

A forma continua a manter-se nos parques aos domingo

 

Além passear entre as novas (e as mais antigas) obras de arte urbana da cidade, podem também aproveitar o fim de semana para percorrer parques e jardins portuenses. Uma opção é juntarem-se ao Domingos em Forma, programa municipal de caminhadas e exercícios físicos que durante todo o ano se realiza em dois espaços verdes: no primeiro e no terceiro domingos de cada mês a sessão é no Parque Oriental (passa para o Pavilhão do Lagarteiro quando chove), no segundo e quarto domingos é no Parque da Pasteleira (com o ginásio da Piscina Engenheiro Armando Pimentel como alternativa). Dia 27 é o quarto domingo de outubro, por isso a atividade será na Pasteleira, entre as 10h00 e as 11h00 e sem necessidade de inscrição. Basta aparecer

 

 

Rock a metade do preço para quem tem cartão Porto 

 

A 25 e 26 de outubro, a Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota recebe a terceira edição do Rock à Moda do Porto, evento que reúne projetos musicais da região que alcançaram a popularidade nas últimas décadas. Na sexta-feira atuam Plaza (19h00), Sérgio Godinho (20h30), Pluto (22h10) e Blind Zero (23h50) e no sábado é a vez de Ecos da Cave (19h00), Turbojunkie (20h30), Marta Ren e ainda Zen (23h50). O preço dos bilhetes varia consoante o local do recinto, mas todos os valores têm desconto de 50 por cento para portadores do cartão Porto

 

Texto: Francisco Ferreira
Fotos: DR

Ver também
Notícias