15/01/2026

O ano de 2026 ainda agora começou, mas já há muitas histórias para contar. Nos últimos dias, temos acompanhado imagens de candidatos a prometerem mudanças no país, visitas a feiras e encontros com populares com achegas e dedicatórias de amizade e amor sem precedentes, propostas de “maior presença, maior diálogo, maior atenção”. No fundo, promessas de mais futuro.

 

No fim de semana em que se decide parte importante da nossa vida política nacional para os próximos cinco anos, a nossa proposta de “campanha” é que olhemos mais para o nosso bem-estar, para os nossos interesses e que cultivemos e aprofundemos ainda mais os nossos gostos.

 

Para isso prometemos mais e melhor saúde e bem-estar, mais e melhores espetáculos para todos, mais e melhores momentos coletivos em vários espaços da cidade, mais e melhores referências artísticas e visuais para nos ajudarem a enfrentar as (muitas, muitas) semanas que temos pela frente.

 

 

Um clássico de Ibsen com toques de modernidade…

 

… aliás, de um cenário atual, que invadiu o espaço mediático nos últimos meses. O encenador e realizador Marco Martins apresenta no Teatro Rivoli, durante dois dias, “Um Inimigo do Povo”, espetáculo que cruza o imaginário de Henrik Ibsen com um episódio de violência racial na Rua do Benformoso, em Lisboa. Neste episódio recente, mais de 60 imigrantes foram encostados à parede com as mãos na cabeça durante duas horas, levando a uma discussão sobre a questão racial e os limites da violência. O espetáculo será apresentado nesta sexta-feira, 16 de janeiro, e sábado, 17 de janeiro, às 19h30, no Grande Auditório do Teatro Rivoli.

 

 

Um filme para espectadores de todas as idades…

 

… com o regresso das sessões para famílias ao Batalha Centro de Cinema. A primeira do ano acontece já neste sábado, 17 de janeiro, com a apresentação do filme “História Interminável”, de Wolfgang Petersen. Este trabalho, datado de 1984, acompanha a história de Bastian, um rapaz solitário que encontra refúgio num livro capaz de o transportar para o reino de Fantasia, ameaçado pelo Nada. Quatro décadas depois da estreia, este clássico marcante dos anos 80 regressa ao grande ecrã numa cópia restaurada, com início agendado para as 15h15.

 

 

Uma manhã dedicada a recentrar o corpo e a mente…

 

… numa das boas resoluções de Ano Novo que todos temos (ou deveríamos ter). Em 2026, as manhãs de sábado são boas para participar na iniciativa “Dias com Energia”, com aulas gratuitas de pilates, ioga e tai chi. Neste sábado, entre as 09h00 e as 12h00, há aulas nos Pavilhões Municipais Fontes Pereira de Melo, Lagarteiro, Viso e, excecionalmente, no Pavilhão da Areosa. O acesso é gratuito, mas requer inscrição online em desporto.agoraporto.pt.

 

 

Uma sessão de escuta (pessoal) num local com história…

 

… em pleno coração dos Jardins do Palácio de Cristal. A Galeria Municipal do Porto promove, na tarde deste sábado, 17 de janeiro, uma sessão imersiva na Capela Carlos Alberto. No âmbito da exposição de Mariana Caló e Francisco Queimadela, que ainda pode ser visitada no espaço expositivo, o coletivo Quarto Mundo propõe uma viagem auditiva partindo da experiência da visita à exposição “Estado de espírito” e de gravações de campo aí realizadas, propondo um diálogo entre esses ecos e uma seleção de discos pensada especificamente para a acústica e as frequências ressonantes do espaço. A sessão é gratuita e decorre de forma contínua entre as 15h30 e as 17h30, podendo o público entrar a cada meia hora.

 

 

Um fim de semana para retomarmos velhos hábitos…

 

… que se transformam em novos e saudáveis hábitos. Depois dos excessos das últimas semanas, e de forma a colocar o ponteiro da balança onde gostaríamos que ele estivesse, porque não aproveitar a manhã de sábado para umas “braçadas” na Piscina Municipal da Constituição ou para um treino mais intenso na sala de ginásio do mesmo espaço? Porque não fazer uma aula de hidroginástica na Piscina Municipal de Cartes? Ou levar os mais novos a uma aula de iniciação na prática da natação na Piscina Municipal Eng. Armando Pimentel? Ficam as dicas e prometemos que não se vão arrepender!

 

Edição: José Reis

Ver também
Notícias