Nos dias 16 e 17 de janeiro, o encenador Marco Martins apresenta o seu mais recente espetáculo, “Um Inimigo do Povo”, no Teatro Rivoli. Uma peça que cruza a obra homónima de Ibsen e a recente e controversa ação policial na Rua do Benformoso, em Lisboa.
Em dezembro de 2024, enquanto o encenador considerava adaptar “Um Inimigo do Povo”, de Henrik Ibsen, 100 agentes da PSP participaram numa operação na Rua do Benformoso, em Lisboa.
Mais de 60 imigrantes foram encostados à parede com as mãos na cabeça durante duas horas. As imagens tornaram-se virais e geraram debate público sobre a legitimidade da ação e a exposição de pessoas sem antecedentes criminais.

Com investigação jornalística de Joana Pereira Bastos e Raquel Moleiro, o espetáculo conta com a participação e interpretação de Amin Nurul, Dil Bahadur Ale, Janit Fernandes, Kamal Chowdhury, Kamal Sardar, Niraj Khadka, Rajib Al Mamun, Sabera Parvin, Sharker Nasrin e Shoehl Rana, a partir dos testemunhos e biografias destas pessoas, e ainda com Rita Cabaço e Rodrigo Tomás.

A obra de Marco Martins atravessa diversas áreas, do cinema às artes plásticas, passando pelo teatro. As suas criações para teatro incluem clássicos e projetos comunitários, entre eles “Provisional Figures, Great Yarmouth”, “Selvagem”, “Pêndulo” — todos apresentados também no Teatro Municipal do Porto. O encenador é também conhecido pelos seus filmes “Alice” (2005), “São Jorge” (2016) e ainda pela série televisiva “Sara” (2018).
”Um Inimigo do Povo” é apresentado esta sexta-feira, 16 de janeiro, e no sábado, dia 17, às 19h30, no Teatro Rivoli. A sessão de 17 de janeiro contará com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Fotos: Lais Pereira / Theatro Circo