Os campos de férias municipais estão de regresso entre 4 de julho e 26 de agosto e há mais de 3000 vagas para preencher, o maior número disponível desde a criação deste programa. 


Entre 4 de julho e 26 de agosto, a Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, organiza mais uma edição da Missão Férias@Porto para crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, residentes ou não na cidade do Porto. 


Inscrições online ou presenciais


As inscrições abrem nesta terça-feira, dia 14 de junho, às 10h00. Para facilitar o processo de inscrição, foi criada uma plataforma online que ficará disponível a partir da hora de abertura do processo.


Os interessados devem, a partir das 10h00 do dia 14 de junho, entrar na plataforma, preencher os campos solicitados, submeter o formulário e efetuar o pagamento. Depois, se tudo estiver correto, receberão por email a confirmação da inscrição. Relembramos que não é necessário anexar qualquer documento e que existe um Guia de Inscrição com os detalhes de todo o processo.


Em paralelo, e para quem preferir, será também possível fazer a inscrição presencialmente nos moldes dos anos anteriores, nas Piscinas Municipais de Cartes e da Constituição, estando para isso disponível a habitual ficha de inscrição que deverá ser preenchida. Ao contrário dos últimos dois anos, as inscrições via email não serão consideradas.


No momento da inscrição, os encarregados de educação deverão escolher qual o polo da sua preferência, de acordo com a sua localização. Os cinco pontos, que vão funcionar como base de receção e entrega das crianças, são: Complexo Desportivo do Monte Aventino, Pavilhão Irene Lisboa, Pavilhão do Viso, Pavilhão Pêro Vaz de Caminha e Parque Desportivo de Ramalde/INATEL. 


Dividido por semanas temáticas, o programa inclui mais de 30 atividades adaptadas a cada escalão etário, que se enquadram na oferta existente na cidade. Haverá muito desporto – com modalidades como atletismo, voleibol, rugby, andebol, basquetebol, badminton, bowling, dança, esgrima, robótica, boxe, jogos tradicionais, minigolfe, tiro com arco, surf, skate ou xadrez – e também visitas a museus, praias, jardins e parques, oficinas de alimentação e ciência, sessões de magia e outras surpresas. 


O programa será idêntico em todos os locais e as datas de funcionamento são as demonstradas no Plano de Atividades.


Tal como noutros anos, o Município do Porto proporciona descontos para as inscrições em mais de uma semana e para os agregados com dois ou mais filhos inscritos (ver tabela de preços). São ainda disponibilizadas inscrições gratuitas a crianças e jovens sinalizados pelo Departamento Social de Coesão Social da Câmara do Porto.


Vagas para crianças com necessidades educativas especiais


Este ano, a Missão Férias@Porto mantém o protocolo com a Associação de Desporto Adaptado do Porto (ADADA) que possibilita a inscrição e o acompanhamento de 48 alunos com necessidades educativas especiais. Neste caso, a inscrição deve ser realizada através de um contacto direto com a ADADA, em que serão avaliadas as necessidades especificas de cada criança. O telefone para esse fim é o 225 303 043.


Qualquer pedido de esclarecimento deve ser enviado para o email missaoferias@agoraporto.pt