07/05/2025

A 20ª edição do The World Battle, a maior competição de breaking em Portugal e uma referência internacional, vai realizar-se de 25 a 31 de agosto.  

 

Duas décadas celebradas com muitas novidades, a começar pelo crescimento territorial. Em 2025, o Festival Urbano de Desporto e Cultura escolhe mais uma vez a cidade do Porto como palco principal, mas estende-se à cidade vizinha de Matosinhos. 

 

 

A conferência de imprensa de apresentação da 20ª edição do The Wold Battle, decorreu nesta quarta-feira, no MXM Art Center. 

 

 

Para Catarina Araújo, vereadora do Desporto e Juventude da Câmara Municipal do Porto, “esta união entre municípios representa a força, a energia e a vontade de trabalhar em conjunto nesta Frente Atlântica”.

 

Catarina Araújo deixou ainda uma palavra de agradecimento a Max Oliveira, o responsável pelo World Battle desde a primeira edição. “O Max acredita, luta, tem um dessossego construtivo constante e uma vontade de fazer acontecer que contagia e que tem sido muito importante para a região e para o país. Mais do que uma competição, o desporto pode unir e incluir. A edição de 2025 vai ser um sucesso. O Porto está pronto e o mundo está convidado!”. 

 

 

O The World Battle faz ponte com o projeto municipal “Desporto no Bairro”, que leva diferentes desportos aos bairros da cidade há cinco anos.  

 

 

Max Oliveira definiu os objetivos para 2025, de “superar os números conseguidos na edição de 2024: mais de 1.600 inscrições, mais de 57 mil visitantes, oriundos de 90 países”. 

 

Para Nuno Matos, vereador do desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, este festival permite “criar oportunidades para todos e fomentar o desporto. Uma oportunidade de trazer cultura, dança e superação através da união”. 

 

 

Para celebrar a 20ª edição do The World Battle foi criada uma imagem, “inspirada nos jogos olímpicos e que simboliza equidade, uma vez que nas Olimpíadas de Paris a modalidade de breaking estreou com o mesmo número de atletas masculinos e femininos”, explica Max Oliveira. 

 

A edição de 2025 dá especial atenção ao desporto adaptado, através de modalidades como o skate ou o rugby. Destaque ainda para a vertente formativa do festival, já que durante os sete dias da World Battle decorrem workshops na chamada Formation Week. 

 

 

O programa de 2025 inclui debates, uma Breaking Gala, com oito atletas olímpicos, uma etapa de qualificação de breaking para os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026, competições de diferentes modalidades urbanas,; um rap showcase, mercados de rua, exposições, sunsets e festas.  

 

A conferência de imprensa da 20ª edição do The World Battle também contou com a presença de Vitor Dias, diretor regional do Norte do IPDJ; Luís Pedro Martins, Presidente da ATP e do Turismo de Portugal e de Sergey Nifontov, da World Dance Sports Federation. 

 

Texto: Rute Fonseca

Fotos: Rui Meireles

Ver também
Notícias