04/12/2024

A já tradicional Volta a Paranhos regressa às ruas da freguesia neste domingo, 8 de dezembro, com lotação esgotada. Para além de 3000 participantes na corrida principal, há ainda 110 inscritos na prova dos mais novos, um novo recorde alcançado. A partida da prova está agendada para as 10h00.

 

Mais participantes inscritos, mais clubes representados, mais países presentes e um maior número de atletas estrangeiros. Em termos gerais, este é o resumo da 67.ª edição da Volta a Paranhos, que foi apresentada, na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, em conferência de imprensa.

 

No Auditório do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), parceiro habitual da prova, a organização avançou que, este ano, “a Volta mais antiga da cidade contará com o encerramento de inscrições mais cedo do que previsto, pois estamos prestes a chegar ao limite de participações”.

 

 

Carlos Ferreira, da Event Sport, entidade responsável por esta iniciativa do Sport Comércio e Salgueiros, destacou que houve uma participação surpreendente de estrangeiros, “com a inscrição de 91 atletas de outros países”. De resto, “há 20 países envolvidos”, o que demonstra a dimensão de uma prova que “orgulha a cidade”.

 

Destaque ainda para a presença de mais de 80 clubes desportivos, “federados e não federados”, numa das provas mais antigas do país.

 

Para César Navio, administrador da empresa municipal Ágora, que apoia, mais uma vez, a iniciativa, estes dados demonstram o reconhecimento do muito que o clube tem feito na (e pela) cidade.

 

 

“O trabalho que o Salgueiros faz é de grande valor, estão de parabéns não só pelos 113 anos de vida, mas por tudo aquilo que, diariamente, fazem pelo desporto, pela cidade, pelos atletas e pela formação”.

 

Gil Almeida, presidente do clube, assegura que esta prova “só pode crescer no futuro”, mas tal não será possível sem “o apoio das instituições e comunidade” que estão ao lado dos desafios lançados pelo Salgueiros, como tem acontecido anualmente.

 

 

“Estes números que aqui apresentamos refletem essa evolução e qualidade do que organizamos”, avança.

 

Agora, a poucos dias da prova, o dirigente do clube deixa um agradecimento especial. “Uma palavra final e especial ao São Pedro, que nos dá sol para o dia 8”. A acreditar nas previsões, e caso não mude de ideias, este santo pode bem ser o sócio honorário do clube que, se tudo correr conforme o previso, não o vai esquecer nos próximos anos.

 

 

Texto: José Reis

Fotos: Rui Meireles

Ver também
Notícias