O Batalha Centro de Cinema apresenta, no domingo, 15 de fevereiro, às 14h30, em estreia no Porto, a versão integral de “O Riso e a Faca”, o novo filme do cineasta Pedro Pinho.
Selecionado para o Festival de Cannes e destacado pelos Cahiers du Cinéma como um dos dez melhores filmes de 2025, “O Riso e a Faca” acompanha Sérgio, engenheiro ambiental enviado por uma ONG para avaliar o impacto da construção de uma estrada numa região situada entre o deserto e a selva da África Ocidental.
Ao tentar perceber o desaparecimento inexplicável do técnico que o antecedeu, Sérgio confronta-se com as tensões políticas associadas aos projetos de “desenvolvimento”, as ambiguidades do humanitarismo e a presença complexa das comunidades de expatriados.
No Batalha, será apresentada a versão integral concebida pelo realizador, com cinco horas e meia de duração.

A sessão integra o programa X-Novo, dedicado a obras marcantes do cinema contemporâneo que passaram pelos principais festivais internacionais, mas que não tiveram exibição comercial nem circulação em festivais locais no Porto.
Cruzando autores consagrados e vozes emergentes, o programa propõe um olhar atento e crítico sobre as novas formas e tendências do cinema mundial.