No penúltimo fim de semana deste mês, a estação despede-se da cidade com 10 concertos de acesso gratuito.
A edição deste ano do Piquenique Dançante Sobre a Relva, evento que é já um marco do verão portuense, teve de ser adiada devido à chuva, a meados de julho. As novas datas estão definidas – 21 e 22 de setembro – e há algumas alterações no cartaz, mas o espírito festivo mantém-se.
Junto ao famoso labirinto do Parque de São Roque, os visitantes vão poder desfrutar de dois dias de concertos, trazidos por artistas de diferentes proveniências, gerações e estilos musicais.
O programa de dia 21, intitulado “Sábado de Romance”, tem “abertura de portas” marcada para as 15h00. O primeiro a atuar será o jovem cantautor Pedro Peres, seguido do projeto Hashisha, da roda de samba É Bala!, da banda de cumbia Rosa Mimosa y sus Mariposas e, já ao cair da noite, de Romana, referência da música popular portuguesa.
O “Domingo de Ritmo” começa com os West 11, grupo recém-formado em Portugal por norte-americanos e britânicos com percursos em bandas de relevo (incluindo dois ex-membros dos The Jesus and Mary Chain). Seguem-se os ritmos pernanbucanos de André Rio, o rock “tripeiró-bife” dos Population: 5, o versátil João Vieira (outro portuense) com o seu mais recente alter-ego, Wolf Manhattan. O fim de semana termina com gente experiente no campo da festa, os Irmãos Catita, de Manuel João Vieira, Gimba e companhia.
O público está convidado a trazer “farnel” para o piquenique, acompanhado por bebidas compradas no local. A entrada é gratuita nos dois dias.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Andreia Merca