17/11/2021

Nas próximas semanas, desafiamo-lo a um roteiro por três feiras dedicadas a novos ilustradores e artistas, em eventos que decorrem em diferentes espaços da cidade do Porto. Na contagem decrescente para o Natal, esta pode ser (uma das) oportunidade(s) para oferecer algo diferente – e conhecer os novos trabalhos dos artistas (mais ou menos) emergentes da cidade.


Com o Natal à porta, são muitas as dúvidas que se instalam na cabeça de alguns: e, este ano, o que oferecer no Natal e não cair nas escolhas do costume? Como substituir as meias e os postais por algo mais criativo?


A pensar nisso – mas, acima de tudo, a pensar na valorização dos ilustradores e outros artistas da cidade -, três coletivos dedicam os próximos sábados à realização de três feiras especializadas e dedicadas à ilustração, fotografia, pintura, entre outros trabalhos de autor.



Uma oportunidade para um mapeamento da criatividade na cidade, do conhecimento dos novos artistas e dos novos trabalhos, numa descoberta constante de novas abordagens numa disciplina em constante movimento (e mutação).


O convite fica então feito: vamos à...



… Má Feira a 27 de novembro?


A primeira das feiras especializadas em ilustração e áreas similares a ter lugar é a mais recente nestas andanças.


A Má Feira – que não é uma feira má, registe-se - acontece, pela primeira vez, já no próximo dia 27 de novembro.


Nasceu da vontade de dedicar um certame em exclusivo à ilustração, com a apresentação bimestral de vários artistas, dos seus trabalhos e das novidades que marcam a evolução desta área artística – na cidade e no país.


A Má Feira – que nasce da ligação entre a ideia do evento e o local onde decorre, o espaço Maus Hábitos -, promete cruzar, no mesmo espaço, nomes com trabalho reconhecido e artistas jovens e emergentes, servindo de montra para uma visão mais transversal do que se vai fazendo e criando.


A feira tem lugar já no dia 27, nos Maus Hábitos, entre as 14 e as 19h00, e o acesso é livre.


Mais informações: http://www.instagram.com/ma_feira




… Abelha a 4 de dezembro?


O Abelha tem nome de inseto, imagem de inseto, mas é um inseto cuja picada, neste caso, só traz benefícios (e não precisa de acompanhamento médico).


O Abelha é um mercado de arte, que nasceu há 3 anos, promovido pela Hive e com curadoria do artista André Rocha, que rapidamente se tornou num importante evento do circuito artístico da cidade.


O objetivo”, assume a organização, é “dar espaço e promover o trabalho dos artistas e o amor crescente pela arte na nossa cidade”, dando prioridade aos artistas emergentes.



A nova edição realiza-se já no dia 4 de dezembro, no Centro Comercial Cedofeita, entre as 14h e as 19h. Nos corredores do histórico edifício podem ser apreciadas e compradas obras de ilustração, pintura, cerâmica e fotografia vindas das mãos e imaginação dos 25 artistas inscritos.


Mais informações: https://www.instagram.com/hive.art.studio


 

 

… Sábado Feira a 11 de dezembro?


A poucos dias do Natal, a Sábado Feira promove mais uma edição tendo em vista a valorização artística mais alargado.


Esta feira, que se apropria do dia da semana em que se realiza, promove o encontro com trabalhos fotografia, pintura, ilustração, mas também com posters, zines, peças de cerâmica, entre outros trabalhos de autor.


Desenvolvida pelos artistas Mariana Malhão e Dylan Silva (que acumulam, de igual forma a gestão e direção da galeria Senhora Presidenta, no Porto), esta feira procura dar destaque a novos nomes das artes em geral, através da abertura de open calls onde os artistas se podem inscrever e potenciar os seus trabalhos.


Mais informações: http://www.instagram.com/sabado__feira

Ver também
Notícias