13/12/2022

No próximo sábado, 17 de dezembro, entre as 09h00 e as 13h00, todos os interessados podem participar numa caminhada, a partir de três percursos pedonais à escolha, iniciados em três pontos de partida diferentes – Jardim de São Lázaro, Praça da Corujeira e Praça da Rainha D. Amélia -, com término na Praça da Corujeira. O objetivo será “Unir Campanhã!” a partir do desporto saudável. 


Esta iniciativa está enquadrada no programa europeu desenvolvido pela Divisão Municipal de Gestão Ambiental – Projeto URBiNAT, assente na dinamização de “corredores saudáveis”, com a finalidade de promover o movimento de pessoas em espaços de circulação aprazíveis. 


Pretende-se neste dia associar as caminhadas com ioga e as rotas do património no âmbito do Urban Trekking Day, que se celebra em diversas cidades europeias sob o tema "Que Espetáculo de Caminhada", com o intuito de divulgar, em simultâneo, o turismo e as atividades culturais e desportivas. 


Qualquer pessoa pode participar nesta caminhada, mediante inscrição prévia e gratuita, que parte de três locais distintos: Jardim de São Lázaro, Estação Intermodal, Passadiço do Rio Tinto, Horta da Oliveira, Praça da Corujeira; Praça da Corujeira, Bairro do Falcão, Bairro do Cerco do Porto, Bairro do Lagarteiro, Passadiço do Rio Tinto, Horta da Oliveira, Praça da Corujeira; Praça da Rainha D. Amélia, Bairro Saal Antas, Quinta de S. Roque, Horta da Oliveira, Praça da Corujeira. 


A caminhada decorre entre as 10h00 e as 12h30. No final, a Praça da Corujeira será ponto de encontro para um espetáculo a acontecer no Centro Social de Soutelo, que inclui música rap, mixagem graffiti e artes circenses. O programa de animação decorre entre as 11h00 e as 13h00, com atividades como jogos tradicionais. 

Das 09h00 às 13h00 acontece ainda o mercado Campmarket, também no espaço do Centro Social de Soutelo. 


"Unir Campanhã!" é uma parceria da URBiNAT, Câmara do Porto, Ágora – Cultura e Desporto E.M., Domus Social E.M., CIBIO – Centro de investigação de Biodiversidade e Recursos genéticos da Universidade do Porto, o GUDA (Atelier de Design, Lisboa), o CES (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), entre outros parceiros. 


Para participar no Urban Trekking na Cidade do Porto, deverá fazer inscrição prévia através deste link. 


Ver também
Notícias