O encenador grego Dimitris Papaioannou regressa ao Teatro Municipal do Porto com “INK” nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, em estreia nacional no Grande Auditório do Rivoli, às 19h30.
O palco, totalmente negro, estará banhado em água – uma manifestação da natureza. Dimitris Papaioannou e o bailarino Šuka Horn, num dueto que degenera em duelo, testam os limites da realidade com os filtros da ficção científica e do terror.
O resultado é uma perseguição arrebatadora, uma caça ao homem aterradora. Um homem tenta trazer ordem ao seu universo inundado: um frágil ato de equilíbrio que só ele pode realizar.
Até que um jovem visitante emerge de toda aquela água e começa a batalha entre velho e jovem, pai e filho, civilização e terreno baldio, administração e herança, erotismo e tortura.
Apontada como a peça mais sombria e introspectiva de Dimitris Papaioannou, “INK” marca o regresso aos palcos do criador grego, pela primeira vez em 10 anos.
Criada em 2020, apresenta uma complexa simplicidade, repleta de simbolismo. Um poema visual com fragmentos musicais do compositor Kornilios Selamsis.
Recorde-se que Dimitris Papaioannou esteve no TMP em 2021 com “Transverse Orientation“, e em 2018 com “The Great Tamer”.