03/12/2021

Nas manhãs dos próximos fins de semana, transformamos o Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota numa espécie de Palácio de Natal, com atividades gratuitas para pequenos e graúdos. Este sábado e domingo, 4 e 5 de dezembro, respetivamente, o programa inclui duas sessões de contos, um espetáculo de novo circo e ainda dois concertos com reportório alusivo à quadra.

 

Protegidos do frio e da chuva e cumprindo com todas as mais recentes normas da Direção-Geral de Saúde, a programação de Natal da cidade prossegue já neste fim de semana com mais cinco atividades gratuitas, apresentadas no Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota e especialmente vocacionadas para famílias.


A manhã de sábado começa às 10h00, com a sessão do conto “Dona Certeza – O Mar da Memória”, encenado pela contadora Kiara Terra. Esta é a divertida história de uma velha que atravessou o mar para repovoar o mundo. Uma aventura partilhada com miúdos e graúdos, a partir dos 3 anos.


Logo depois, às 11h00, é tempo para rir com a visita do palhaço Oliveirinha. “Oli’ginal” é um espetáculo de novo circo sobre o palhaço Oli, animado e bem-disposto, que, através da sua sensibilidade e destreza, começa uma viagem poética, movida pelo circo e inspirada no cinema mudo.


A fechar a manhã, e a partir das 12h00, todos são convidados a unir as suas vozes e entoarem, em conjunto, “Let’s Sing Christmas!”.


Jingle Bell Rock”, “White Christmas”, “Silent Night” ou “Santa Baby” são algumas das músicas que não nos saem da cabeça, nesta altura do ano. A pensar nisto, o PopUp – Vozes Portáteis, grupo vocal a capella, formado no Porto em 2016, propõe um concerto de Natal com os temas que marcam o imaginário de todas as idades.


 

Programação de domingo


A programação deste fim de semana continua no domingo, 5 de dezembro, a partir das 10h30, com a apresentação do conto encenado “O Que É o Natal?”.


Este é um espetáculo criado pelo Bairro dos Livros, que adapta o conto infantil – do mesmo nome - da autora Raquel Patriarca, que irá ajudar os mais pequenos (e os mais crescidos) a descobrir o que é, afinal, o Natal. Contará com ilustração digital animada pela premiada artista Alice Eça Guimarães.


A partir do pequeno e curioso Pedro, os espectadores são convidados a embarcar numa viagem pelos afetos, pelos pactos de amizade, pelos laços familiares e pelas dúvidas que nascem na nossa cabeça. E, no final, irá descobrir que o Natal é muito mais que uma data.


Às 11h00, os “Espíritos do Inverno”, da Seistopeia, invadem o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.


Depois dos “Entes da Terra” terem ocupado os Jardins do Palácio de Cristal, em setembro, por ocasião da Feira do Livro, são agora os “Espíritos de Inverno” que chegam para ficar. Estes são seres que habitam no Polo Norte e que só nos visitam nos sonhos. Mas, nestes dias, os sonhos tornam-se então realidade e ganham vida, partilhando o espaço com todos os espectadores e prometendo encontros de encantar.


Logo depois, pelas 12h00, e a fechar uma manhã mágica, a Ópera de Bolso é a protagonista de um concerto com os clássicos da época. O público será embalado pelo som das árias mais famosas de ópera, mas também pelas mais belas partituras natalícias e de várias latitudes e influências. Uma viagem por vozes e sons inesquecíveis, com a participação de Liliana Nogueira (soprano), Anita Silva (soprano) e João Miguel Gonçalves (tenor).



Todos os espetáculos têm entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (no máximo de dois por pessoa) na Bilheteira do Super Bock Arena a partir da tarde desta sexta-feira, 3 de dezembro, até às 18h00, e sábado e domingo, a partir das 9h00.


O acesso ao Auditório requer apresentação obrigatória de certificado digital de vacinação e/ou recuperação validos ou, em alternativa, teste PCR e/ou Antigénio negativos, para espectadores maiores de 12 anos.


Os menores de 12 anos estão dispensados da apresentação de teste negativo ou certificado digital. Os autotestes não serão permitidos.

Ver também
Notícias