08/03/2023

O projeto “Um Objeto e seus Discursos” regressa à agenda da cidade já neste sábado, 18 de março, para dar destaque aos patrimónios da constelação de espaços.


A Casa-Oficina de António Carneiro será, às 18h00, palco e protagonista do arranque do novo ciclo deste projeto municipal.


Numa sessão que contará com a abertura de Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação da Câmara do Porto, será levantado o véu sobre a obra de reabilitação, em fase de conclusão, da icónica casa e ateliê do pintor simbolista António Carneiro, mandada construir pelo próprio nos anos 20 do século passado.


História e arquitetura, a cidade e as artes, marcam a conversa de abertura do ciclo, protagonizada pela diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e pelo arquiteto responsável pelo projeto de reabilitação do espaço, Camilo Rebelo, com moderação de Jorge Sobrado.


Com periodicidade quinzenal, “Um Objeto e seus Discursos” propõe o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, contando com a mediação de especialistas, responsáveis do município ou personalidades de diferentes quadrantes e sensibilidades. As sessões vão distribuir-se por diferentes espaços da cidade.


A 25 de março, e a título excecional, a segunda sessão do novo ciclo de aborda a história da “Degolada”, uma peça em ouro do sistema monetário em prática durante a Guerra Civil, que terminou a 23 de setembro de 1834. Cunhada em 1833, destaca-se pela raridade e ficou conhecida com este nome por apresentar no anverso a cabeça da rainha sem busto.


Às 18h00, a Casa do Infante acolherá a conversa entre o presidente da Sociedade Portuguesa de Numismática, Rui Centeno, e a professora e investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória), Conceição Meireles. A moderação estará a cargo do arqueólogo Filipe Teixeira.


As sessões do programa têm entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços, mediante inscrição prévia disponível no site do Museu do Porto.

Ver também
Notícias