15/11/2021

São cinco momentos (imperdíveis) da nova edição do Porto/Post/Doc, que começa já no sábado, 20 de novembro. No meio de um programa extenso, que aborda diferentes temáticas, e que irá ocupar várias salas da cidade, pedimos ao diretor do festival de cinema documental para deixar cinco sugestões (ou dicas) para “adiar o fim do mundo”.


Estas são as escolhas, devidamente contextualizadas por quem conhece, como ninguém, as linhas com que se cose mais uma edição do festival. Palavra(s) de Dario Oliveira.

 


“Who We Were”, de Marc Bauder

É um dos mais importantes e resumidores filmes do nosso programa central “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”. Nesta longa-metragem o realizador Marc Bauder acompanha um conjunto de figuras ligadas à ciência para um olhar sobre a necessidade urgente de repensarmos na forma como nos relacionamos com os oceanos e a floresta, sob pena de estarmos a encurtar as perspetivas da nossa própria existência. 

23/11 – 18h30 / Teatro Rivoli


 


"As Filhas do Fogo” de Pedro Costa e os Músicos do Tejo

É um espetáculo único onde a cinematografia de Pedro Costa, e as ideias a que a mesma se reporta, são colocadas em diálogo com a música, numa performance em que o público é convidado a subir a palco e caminhar, por entre as imagens e instalações criadas. É uma estreia desta versão em formato instalação/performance em Portugal. 

30/11 – 21h30 / Coliseu Porto Ageas




Componente profissional do festival 

O Porto/Post/Doc, assim como a maioria dos festivais portugueses integram um conjunto de atividades direcionadas aos diferentes agentes e profissionais do sector do cinema.

A par do elemento de divulgação, estas propostas têm representado uma importante porta para a internacionalização do cinema português. Este ano, a par das industry screenings, o festival, em parceria com a Filmaporto - Film Commission lançará um novo projeto.

Sob o nome “Working Class Heroes” este vai convidar três realizadores para pensarem um projeto fílmico sobre a cidade e as suas gentes de trabalho. 


 


“Destello Bravío”, de Ainhoa Rodríguez 

É um dos filmes mais divertidos do nosso programa que agradará muito certamente aos seguidores do cinema de Almodóvar. A primeira longa-metragem da Ainhoa Rodríguez tem sido altamente premiada em festivais internacionais e não será exagero colocá-la na lista de melhores filmes da nova cinematografia espanhola no último ano. 

26/11 – 17h30 / Passos Manuel


 


Competição Cinema Falado

Um total de quatorze filmes que afirmam a variedade e diversidade de géneros do cinema produzido nos países lusófonos. São, na sua maioria, filmes de autores com projetos de cinema do real. Destacaria aqui o documentário “Distopia”, de Tiago Afonso, que nos fala de uma realidade urgente da cidade do Porto. 




A oitava edição do Porto/Post/Doc decorre de 20 a 30 de novembro em vários espaços da baixa da cidade, como o Teatro Rivoli, o Coliseu Porto Ageas e o Passos Manuel, entre outros.


Toda a programação está disponível em http://portopostdoc.com

Ver também
Notícias