08/11/2021

No próximo sábado, o programa municipal Cultura em Expansão apresenta um dia cheio de atividades, que percorrerá os quatro territórios do programa, com teatro, música e performance. 

 

O dia começa em Miragaia, às 11h, com a peça “Romeu & Julieta”, do Teatro Praga. Partindo do texto original de William Shakespeare, os atores Cláudia Jardim e Diogo Bento reinterpretarão “Romeu & Julieta”, a clássica história de amor que põe no centro da ação dois adolescentes apaixonados em rota de colisão com as suas famílias e com uma sociedade repressora.


Num ambiente divertido de uma cozinha em palco, os atores guiarão os jovens espectadores pela história de um amor maldito, misturando-a com a confeção de um delicioso cheesecake que leva o nome das personagens shakespearianas.



O programa segue depois, às 17h, para a Associação de Moradores da Bouça, onde será apresentado o trabalho resultante da residência que juntou os músicos Audrey Chen & Alexandre Soares.


Se o percurso de Alexandre Soares é sobejamente conhecido em Portugal, desde os seus primórdios como fundador dos GNR, às suas incursões na música de cena e a projetos como os Três Tristes Tigres ou Osso Vaidoso, a carreira de Audrey Chen, artista americana com ascendência asiática, conta por sua vez com mais de três décadas de criação de música intransigente e disciplinada.

 

Campanhã e Pasteleira


A paragem seguinte, em Campanhã, acontecerá às 19h, no Mira Artes Performativas, com a apresentação de “MINA MESA - Palco Altar”.


Com direção artística de Carlota Lagido, este espetáculo parte de uma performance/debate à volta de uma mesa, em que o público era convidado a estar, sentar, comer, ler e debater os assuntos propostos, assim como a assistir a momentos performativos, vídeos e artes visuais.


A performance agora apresentada surge das alterações drásticas à lógica relacional em virtude das condicionantes da pandemia Covid-19: a mesa passou a ser posicionada de outra forma, fugindo à proximidade do público, transformando-se num palco-altar, onde se mantêm a relação performer/público, mas à distância.


Simultaneamente haverá ainda uma exposição de desenhos de Carlota Lagido, assim como a apresentação do solo “MINA, song of myself”. 



Para encerrar o dia, o palco da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres acolherá o concerto de Maria João / OGRE electric, às 21h.


OGRE electric é o nome do projeto musical liderado pela mundialmente aclamada Maria João com o seu produtor, músico e amigo João Farinha.


Centrado nos pianos elétricos, sintetizadores e eletrónica, esta aventura, que teve início em 2009 e tem passado por diversas identidades e formações, não deixa, no entanto, de incluir piano acústico e bateria, dando origem a um híbrido musical entre o jazz e a eletrónica. 


A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa), no local, a partir de meia hora antes do seu início. 


Mais informações sobre o Cultura em Expansão podem ser consultadas no website do programa municipal. 

Ver também
Notícias