A capacidade de superação, a resistência ao desconhecido e a resiliência perante a adversidade podiam ser os pontos a extrair do episódio desta semana, que marca o final da primeira temporada deste projeto.
Escolher Francisco Montes para ser o protagonista do último episódio não é por acaso. O atleta de natação adaptada, uma das figuras principais da ADADA – Associação de Desporto Adaptado do Porto, com medalhas ganhas em vários campeonatos, é hoje um dos mais reconhecidos atletas de desporto adaptado da cidade.
Desde novo que o desporto se tornou uma porta de entrada num mundo mais igualitário, com oportunidades para todos. Através do desporto, Francisco conseguiu chegar onde muitos duvidavam que fosse possível, conquistando um conjunto (alargado) de medalhas que guarda, hoje, como se esse fosse “o seu tesouro” (e é mesmo!).
O atleta é a prova de que tudo se consegue com força de vontade, com esperança num futuro mais igual para todos. Todos os dias, e com a ajuda da família e de uma equipa que o apoia em todos os desafios, dá passos para a concretização de novos recordes, ultrapassar provas e ser, dia a dia, cada vez melhor. Porque são estes objetivos que, ainda hoje, o continuam a motivar a entrar na piscina e a encarar, com determinação, os diferentes momentos desta caminhada.
O final da primeira temporada do podcast “Porto de Alta Competição” é uma porta aberta de esperança para o futuro, a demonstração clara que o desporto é – e continuará a ser – uma disciplina que cultivará continuamente a inclusão, a igualdade e o respeito entre todos.
Voltamos em breve com novas histórias inspiradoras. Porque o Porto é, e continuará a ser, uma cidade de atletas de excelência, nas diferentes modalidades.
Todos os episódios estão disponíveis nas seguintes plataformas:
→ Spotify
→ Youtube