28/03/2023

Nos dias 15 e 16 de abril, o Complexo de Piscinas de Campanhã volta a receber um dos torneios de natação adaptada de referência em Portugal. Na 9.ª edição são esperados 25 clubes de todo o país, incluindo de Espanha e Brasil, e 157 atletas (114 masculinos e 43 femininos) a competir durante dois dias intensos de competição.

 

 

Segundo a Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), esta edição é a maior de sempre e, pela primeira vez, contará com nadadores do Brasil, com destaque para o desportista paralímpico Henrique Gurgel.

 

 

No total serão 46 as provas (estilos, bruços, costas, mariposa e livres) que irão ter lugar nas oito pistas do Complexo de Piscinas de Campanhã. Dia 15 de abril (sábado) as provas que integram o Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto têm início às 14h00 e terminam às 20h00, e no dia a seguir, começam de manhã, às 08h00, e acabam às 14h00. À semelhança do ano passado, esta edição integra o calendário de provas nacionais de natação adaptada.  

 

 

 

Ao longo dos últimos anos, esta competição tem reunido atletas de vários clubes ibéricos, este ano participam o CD Fusion e o CD Mundo Azul Palencia.

 

 

O Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto é um dos principais eventos do calendário português. A competição é homologada no World Para Swimming (WPS), o que significa que, os resultados obtidos pelos nadadores em prova "poderão significar a sua qualificação para provas internacionais, como os Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Campeonato do Mundo WPS - para nadadores das classes S1-S14 -, e Campeonato Europeu DSISO - destinado a nadadores com trissomia 21", esclarece Pedro Lima, diretor-técnico da ANNP.

 

 

Podem participar todos os nadadores filiados na Federação Portuguesa de Natação em representação dos clubes, através das respetivas associações territoriais. 

 

 

Na edição do ano passado, o torneio de Natação Adaptada da Cidade do Porto contou com 83 atletas masculinos e 45 femininas, em representação de 14 equipas.  

 

 

Esta competição conta com o apoio do Município do Porto, através da Ágora. 

 

 

Clubes participantes:

- AP Vila D’Este, Associação de Desporto Adaptado do Porto, Clube Aquático Pacense, Clube Fluvial Portuense, Clube Fluvial Vilacondense, Futebol Clube do Porto, Gondomar Cultural e Lousada Século XXI (Associação de Natação do Norte de Portugal)*;

- Alhandra Sporting Club, Gesloures, Palmela Desporto e Sporting (Associação de Natação de Lisboa);

- APPACDM-Albergaria, Escola Municipal de Natação de Carregal do Sal, Feira Viva Cultura e Desporto, Sporting Clube de Aveiro e Sporting Clube de Espinho (Associação de Natação do Centro Norte de Portugal)

- APPDA Coimbra e Associação Paralisia Cerebral de Coimbra (Associação de Natação de Coimbra);

- Clube de Natação de Rio Maior (Associação de Natação do Distrito de Santarém);

- Escola Desportiva Limiana (Associação de Natação do Minho);

- Futebol Clube de Ferreiras (Associação de Natação do Algarve)

- Associação Cearense do Esporte Adaptado (Brasil)

*Participam ainda dois atletas como individuais da ANNP (atualmente sem clube)

 

 

Fotos: João Coelho

Ver também
Notícias