11/10/2021

O jovem atleta madeirense repetiu a dobradinha nas duas variantes de stand up paddle.


Com apenas 18 anos, Tomás Lacerda, atleta do Clube Naval do Funchal, voltou a vencer os dois principais campeonatos nacionais de stand up paddle (SUP), disputados este fim de semana, no encerramento da edição de 2021 das Porto&Matosinhos Wave Series.


A dupla conquista repete o feito de 2020, quando o jovem surpreendeu ao vencer o Campeonato Nacional de SUP Race Técnico (categoria Open) e o Campeonato Nacional de SUP Wave.


No sábado, dia 9 de outubro, disputou-se na Praia de Matosinhos a competição de SUP Race Técnico, com um total de 24 participantes, de seis clubes de vários pontos do país. Lacerda superiorizou-se à concorrência, que incluía entre outros o atleta com mais títulos a nível nacional, Filipe Meira (do Surf Clube de Sesimbra), António Gaio (da Associação Onda do Norte), Joaquim Brasão, do Centro Treino Mar e Verónica Silva, também do Clube Naval do Funchal, campeã na categoria Open Feminino em 2020.


Nas outras categorias juniores que integravam o evento, sagraram-se camp eões portugueses Guilherme Olim, do Ludens Clube de Machico, em Sub-18; Leonor Jardim, do Centro Treino Mar, em Sub-15 Feminino, e Pedro Vieira, do Ludens Clube do Machico, tanto em Sub-15 Masculino como em Sub-12.



Domingo: outra variante, o mesmo campeão


A 10 de outubro, na Praia de Leça da Palmeira, foi a vez do Campeonato Nacional de SUP Wave. Estiveram presentes os melhores atletas portugueses, cujas prestações evidenciaram a grande evolução da modalidade no país.


Numa final bem disputada, Tomás Lacerda conseguiu novamente a melhor pontuação, seguido de Carlos “Calili” Fidalgo, do Península de Peniche Surfing Clube, Ângelo Bernardo, do Surf Club de Viana, e Gonçalo Gomes, do Coimbra SUP. “Recebemos hoje a elite do stand up paddle nacional, que demonstrou um grande nível, com excelentes performances", afirmou Marcelo Martins, responsável da organização.



A competição marcou o encerramento as Porto&Matosinhos Wave Series em 2021, calendário anual de desportos de ondas organizado pelo Onda Pura Surf Center em colaboração com as câmaras municipais das duas cidades. "Voltaremos no próximo ano, com mais e melhor surf”, prometeu Marcelo Martins.

Ver também
Notícias