Está aberta a competição do maior festival de desporto e cultura urbana do mundo, a The World Battle. Esta quinta-feira realizou-se a cerimónia de abertura, no edifício da Alfândega do Porto.
Catarina Araújo, vereadora do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal do Porto e presidente do conselho de administração da Ágora, que apoia a World Battle, sublinhou que “é um orgulho fazer parte desta competição internacional, que é a maior do mundo deste género. O Porto, para além de se afirmar no desporto e nas modalidades desportivas urbanas, está também a afirmar a sua projeção internacional. Tenho a certeza de que muitos dos que vêm aqui à Alfândega, vão querer voltar a esta fantástica cidade”.
A vereadora sublinhou ainda que “uma cidade que se quer moderna, inclusiva, coesa e sustentável, tem que ter o desporto como prioridade. E as modalidades urbanas assumem um papel cada vez mais importante”.
Exemplo desta aposta, referiu, é a Liga Pro Skate, uma prova organizada pela Federação de Patinagem de Portugal, com o apoio do município através da Ágora, e que decorre em simultâneo à World Battle.
Catarina Araújo, afirma que “é com muito orgulho que recebe este evento na cidade do Porto e a sinergia com a World Battle é uma mais-valia”.
Também esteve presente na cerimónia Sergei Nifontov, secretário-geral da Federação Mundial de Dança Desportiva. “Após a estreia do breaking nos Jogos Olímpicos de Paris, é grande a expectativa sobre o futuro desta modalidade. O talento destes atletas inspira-nos”, afirmou.
A presidente da Federação Portuguesa de Dança Desportiva também marcou presença. Marina Rodrigues disse ser “um orgulho ter o breaking a fazer parte da nossa estrutura e fazer parte deste evento”.
Até domingo, o edifício da Alfândega do Porto é palco da 19ª edição da The World Battle, um evento organizado por Max Oliveira, responsável pelo MXM Art Center.
Aqui pode conhecer em pormenor o programa da 19ª edição da World Battle.
Texto: Rute Fonseca
Fotos: Rui Meireles