10/10/2023

 

Organizado pelo Departamento de Arte Contemporânea da Ágora - Cultura e Desporto do Porto, o festival “The Listening Affect / O Afeto da Escuta“ juntará em diversos locais do Porto, entre os dias 10 e 12 de novembro, cerca de duas dezenas de artistas internacionais, incluindo compositores, artistas sonoros e investigadores acústicos.

 

Com curadoria do Institute for Postnatural Studies (Madrid, Espanha), entre os nomes confirmados, encontram-se, desde já, Laraaji, KMRU, Alexandra Daisy Ginsberg, Ute Wassermann, Laia Estruch, Infrasónica, Elton Panamby, Marlon Wirawasu, Rezmorah, Lechuga Zafiro, Emil Saiz, Debit, Interspecifics, Marta Zapparoli, Andrea Zarza, Filipa Ramos, Tartaruga Água e Gustavo Costa.

 

 

Como é que os sons do planeta, de todas as suas criaturas e territórios estão a mudar com a crise climática? Como é que os animais percebem o ruído das atividades humanas e das nossas línguas faladas? Como é que uma planta soa quando se move, alongando as suas folhas para encontrar luz ou movendo as suas raízes em direção à água? Como é que ouvimos as erupções solares? Ou as ondas electromagnéticas? Como é que o som das placas tectónicas afeta o nosso humor e as nossas rotinas diárias?

 

Estas e muitas outras questões serão exploradas e incorporadas neste festival de artes e ciência, que se desdobrará em concertos, conversas, ativações sonoras e performances.

 

 

Amplificando, reverberando e enredando o ecossistema sónico da cidade, “The Listening Affect / O Afeto da Escuta” pretende ser uma plataforma aberta e lúdica de pensamento crítico coletivo em torno das ecologias sonoras e de exploração de novos modos de empatia para a nossa relação com o ambiente.

 

A entrada no festival é livre. Mais informações sobre o programa final serão anunciadas em breve no website da Galeria Municipal do Porto.

Ver também
Notícias