O Batalha Centro de Cinema apresenta, entre setembro e dezembro, uma nova temporada de “Tesouros do Arquivo”, dedicado à (re)descoberta de obras restauradas que marcaram a história do cinema. O programa reúne filmes de diferentes geografias e épocas, alguns deles raramente exibidos em sala.
A abrir o ciclo, no dia 7 de setembro, será exibido “Boat People” (1982), de Ann Hui, um dos títulos centrais da Nova Vaga de Hong Kong, que regressa em cópia restaurada em 4K.
Duas semanas depois, a 20 de setembro, é a vez de “Smog” (1962), de Franco Rossi, o primeiro filme italiano integralmente rodado nos Estados Unidos, recuperado a partir de material inédito encontrado nos arquivos da Warner Bros.
No mês seguinte, a 4 de outubro, o programa destaca a estreia de Carlos Saura com “Los Golfos” (1959), brutalmente censurado pelo franquismo e agora recuperado pela Filmoteca Española.
A 19 de outubro será apresentada “The Girls” (1978), a primeira longa-metragem da realizadora Sumitra Peries, restaurada a partir de materiais dispersos preservados pela Corporação Nacional de Cinema do país.
Em novembro, no dia 14, chega “Solo Sunny” (1980), último filme de Konrad Wolf, que se tornou fenómeno na Alemanha de Leste ao retratar a luta de uma cantora pela sua autonomia num sistema marcado pela censura.
O ciclo encerra a 14 de dezembro com “The Day of the Locust” (1975), de John Schlesinger, uma sátira implacável à decadência de Hollywood nos anos 30, protagonizada por Donald Sutherland e Karen Black.