20/06/2025

Junho é sinónimo de Trengo – Festival de Circo do Porto no Teatro Municipal do Porto. A temporada 2024/2025 termina com dose dupla de circo contemporâneo, no Teatro Rivoli e no Teatro Campo Alegre, de 26 a 28 de junho.

 

Na quinta-feira, 26 de junho, às 21h30, e na sexta-feira, 27 de junho, às 19h30, é apresentado, em estreia nacional, “QOROQ”, do Kolektiv Lapso Cirk, no palco do Auditório do Campo Alegre.

 

 

Com um cenário minimalista que evoca um deserto ou uma praia, o espetáculo convida o público a refletir sobre a relação entre o corpo e a matéria. David Díez Méndez e Tomáš Václavek, criadores e intérpretes da peça, apostam no risco cénico, na quebra das dinâmicas teatrais e valorizam o protagonismo dos materiais, que são simultaneamente cenografia e fio condutor dos seus espetáculos.

 

Já no palco do Grande Auditório do Rivoli, na sexta-feira, 27 de junho, sábado, dia 28 de junho, às 21h30, é apresentado “Piano Rubato”, de Mélissa von Vépy / Cie Happés.

 

 

“Rubato” é um termo musical italiano, que significa voar ou subtilizar, tocar ritmicamente com toda a liberdade disponível, para o intérprete a sua parte de livre-arbítrio. A pesquisa artística cruza teatro, dança e expressão aérea, procurando envolver o público num universo poético e filosófico.

 

O Trengo, organizado pela Erva Daninha, é um festival anual de circo que nasceu em 2016 e que apresenta vários espetáculos de circo contemporâneo no espaço público e em espaços de apresentação. Em nove edições, contam já com mais de 180 apresentações de 117 espetáculos, dos quais 23 em estreia absoluta com apoio ou coprodução do festival, oriundos de 23 países.

Ver também
Notícias