27/01/2021

A programação online das próximas semanas conta com a estreia de "F…", da companhia de teatro Estrutura, uma nova sessão das Quintas de Leitura, a transmissão de um concerto do ciclo Understage e um encontro virtual entre o Teatro Experimental do Porto e a companhia chilena Teatro La Maria. 

 

Com todas as atividades presenciais suspensas desde o passado dia 14 de janeiro, o Teatro Municipal do Porto (TMP) intensifica a estratégia revelada no início da temporada 2020/2021, apresentando parte da programação dos meses de janeiro e fevereiro em ambiente exclusivamente digital. 


No fim de semana de 29 a 31 de janeiro, será exibido um vídeo que documenta o processo de criação de "Estreito/Estrecho", um projeto que junta a mais antiga companhia de teatro portuguesa, o Teatro Experimental do Porto, e o chileno Teatro La María. O vídeo estará disponível gratuitamente durante este período no site do TMP. No domingo, realizar-se-á uma conversa online com os artistas, aberta à participação do público, com transmissão na plataforma Zoom e nas páginas de Facebook do TMP e de ambas as companhias. Os interessados na conversa devem inscrever-se previamente, enviando uma mensagem para o email paralelo.tmp@agoraporto.pt.


O regresso do ciclo literário Quintas de Leitura acontece a 11 de fevereiro, no palco digital do TMP. A sessão intitulada "O astronauta casou-se por lá" pretende celebrar a obra de dois poetas da cidade do Porto: Filipa Leal e João Habitualmente. O espetáculo inclui um número de circo contemporâneo, de Daniel Seabra e Margarida Monteny, e dois momentos musicais, com assinatura da banda Lavoisier e de Cachupa Psicadélica. O espetáculo estreia-se a 11 de fevereiro, às 22h00, e o seu acesso ficará disponível na bilheteira online do teatro (BOL) até 14 de fevereiro. O preço do bilhete é de 4,50 euros. 


A programação do TMP conta também com o concerto dos Conferência Inferno, trio portuense formado por Francisco Lima, Raúl Mendiratta e José Miguel Silva, que acaba de lançar o álbum de estreia "Ata Saturna", que inclui o single "Ausente". Deste projeto, integrado no ciclo Understage e coproduzido pela editora Lovers & Lollypops, espera-se muita música electrónica com ritmos de kraut, darkwave e punk. O concerto decorre a 19 de fevereiro, às 22h00, ficando disponível durante 48 horas, na BOL. O preço dos bilhetes é de 3,50 euros.


No dia 25, será possível assistir à estreia de "F...", a mais recente criação da companhia de teatro Estrutura para o palco online do TMP. O espetáculo junta três criadoras, Cátia Pinheiro, Patrícia da Silva e Paula Sá Nogueira, num exercício que, a partir dos seus corpos, atravessa várias ideias de feminismo. Inicialmente prevista para ser apresentada em formato misto (em sala e online), a peça foi adaptada e transformada num objeto artístico digital. O espetáculo estará disponível na mesma sala virtual de 25 a 28 de fevereiro. Os bilhetes custam 4,50 euros. 



Novas datas para Jérôme Bel e Companhia Nacional de Bailado


O programa Dançar em Tempo de Guerra, da Companhia Nacional de Bailado — que reúne duas obras criadas nos anos 30 do século passado, "A Mesa Verde" (1932) e "Chronicle" (1936), cuja apresentação estava prevista para 19 e 20 de fevereiro, foi adiado para 28 e 29 maio, no Teatro Rivoli. Desta forma, a realização do programa Primeira Vez, composto por duas criações de Marco da Silva Ferreira e Filipe de Portugal para a companhia, será recalendarizada, com datas a anunciar brevemente.


A apresentação "The show must go on", do coreógrafo francês Jérôme Bel, contará com duas novas apresentações, nos dias 3 e 4 de junho, no Rivoli. O espetáculo de culto, que estreou há 20 anos, é uma coapresentação do TMP, Teatro Viriato (29 de maio, em Viseu) e Culturgest (16, 17, 18 e 19 de junho, em Lisboa). 


Os restantes espetáculos e atividades de janeiro e fevereiro estão suspensos devido à atual situação pandémica. O TMP anunciará na sua página as novas datas mal seja possível. 

Ver também
Notícias