Na quinta-feira e sexta-feira, 13 e 14 de março, o Teatro Campo Alegre volta a ser o epicentro do programa “Make Trouble”, que aposta em novos formatos. Desta vez conta com o regresso de Jaha Koo, artista sul coreano, e da criadora Mafalda Banquart, do coletivo silentparty.
Em “Haribo Kimchi”, o Auditório do Teatro Campo Alegre transforma-se num pojangmacha, um dos típicos carrinhos de venda de comida de rua típica da Coreia do Sul e local de todos os tipos de noctívagos. Numa série de episódios íntimos e absurdos, Jaha Koo leva-nos numa viagem culinária para os que estão deslocados da sua cultura.
Depois de “Cuckoo”, apresentado no Rivoli em outubro de 2022, no âmbito do FIMP, a famosa panela de arroz — muito comum nas cozinhas sul coreanas — volta a ter um lugar de destaque.
Neste trabalho, a comida serve de veículo de reflexão sobre a assimilação cultural, simbolizada pelo confronto entre os doces Haribo e o kimchi, um método tradicional de fermentação de legumes. Este paralelismo entre comida e identidade segue a linha de investigação do artista sobre formas híbridas que combinam cozinha, escrita documental, vídeo, música e robótica.
O espetáculo é apresentado no Auditório do Teatro Campo Alegre na quinta-feira, 13 de março, e na sexta-feira, 14 de março, às 19h30.
Nos mesmos dias, mas no Café-Teatro, às 21h30, Mafalda Banquart, elemento do coletivo silentparty, apresenta “FLOWERS!”, onde cruza a sua biografia com a da cantora Miley Cyrus.
Para isto, a peça conta ainda com o DJset e colaboração dramatúrgica de Peter Castro e o público é convidado a circular pelo espaço. Neste espetáculo, abordam-se temas sensíveis no âmbito da saúde mental, suicídio, distúrbios alimentares e assédio sexual.
Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras do Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre e na Bilheteira Online, em tmp.bol.pt.
Toda a programação em www.teatromunicipaldoporto.pt.