12/05/2024

A equipa verde e branca levou a melhor nesta tarde de domingo frente à União Desportiva Oliveirense, ganhando a partida por 2-1. Num ano de muitas conquistas em várias modalidades, esta é mais uma a acrescentar ao palmarés do Sporting Clube de Portugal.

 

Depois de duas semifinais bastante disputadas na tarde de sábado, a expectativa era grande para descobrir quem iria, afinal, vencer uma inédita Final Four em Hóquei em Patins, totalmente jogada em português.

 

De um lado, o colosso Sporting Clube de Portugal, que no dia anterior bateu o FC Porto (a jogar na sua cidade, com muitos e ruidosos adeptos); do outro, a União Desportiva Oliveirense, que só na marcação de grandes penalidades conseguiu desempatar o jogo a seu favor, deixando para trás a equipa do Óquei de Barcelos.

 

 

Era, por isso, imprevisível o resultado da final agendada para a tarde deste domingo. Ao Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, recinto histórico que voltou a acolher uma grande competição de hóquei em patins, foram muitos os adeptos dos dois clubes que cedo começaram a chegar ao local, “trajados” a rigor com as cores do clube do coração.

 

 

E foram muitas as famílias que escolheram este jogo como um programa de domingo diferente, contribuindo assim para uma arena esgotada para assistir à final entre as duas equipas.

 

 

Nesta final inédita, o Sporting e a Oliveirense entraram em campo com vontade de vencer e mostrar a garra com que as duas equipas são feitas. O clube de Alvalade foi o primeiro a marcar, ainda na primeira parte, com Nolito a inaugurar o marcador de meia distância. O 1-0 manteve-se, de resto até ao intervalo.

 

A segunda parte trouxe novas emoções, com o empate assinado por Lucas Martínez, na marcação de um livre direto, a castigar um cartão azul a Matías Platero.

 

 

Mas o empate durou apenas três minutos. Também de livre direto, e como efeito do acumular de faltas da equipa da Oliveirense, João Souto bateu o guarda redes Xano Edo e garantiu, desta forma, o triunfo do Sporting.

 

 

O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota “vestiu-se” então com as cores verde e branca, ao celebrar a quarta Liga dos Campeões conquistada pela equipa de Alvalade (a desta tarde junta-se ainda às conseguidas em 1977, 2019 e 2021).

 

 

A Final Four de Hóquei em Patins contou com o apoio do Município do Porto, através da empresa municipal Ágora. A vereadora do Desporto e Juventude da Câmara Municipal, Catarina Araújo, foi uma das representantes presentes na entrega das medalhas e da Taça ao Sporting Clube de Portugal.

 

Texto: José Reis

Fotos: Guilherme Costa Oliveira

Ver também
Notícias