16/09/2021

Candidatar a Património Mundial da Humanidade as grandes pontes metálicas em arco da Europa é o pretexto para esta invulgar aventura, que junta 41 equipas, em 36 carros e 5 motos, num périplo de mais de 6 mil quilómetros por nove países europeus, ao longo de 16 dias. Porto e Vila Nova de Gaia, com as pontes Luiz I e Maria Pia, unem-se à iniciativa a partir deste domingo.

 

Da Alemanha a Portugal, passando por França e Itália, mas também por países como a Suíça, o Lichtenstein, Espanha, Luxemburgo ou Bélgica, o Six Bridges Rally está na estrada desde o passado dia 11 de setembro, levando 41 equipas, distribuídas por 36 carros e 5 motos, todos anteriores a 2001, a uma viagem pelas maiores e mais belas pontes em arco da Europa.

 

O objetivo é não só dar a conhecer estas grandes obras da engenharia dos finais do século XIX como também dar um novo impulso à proposta conjunta de elevar mais cinco pontes metálicas de grande arco a Património Mundial da UNESCO, tal como já acontece com a ponte Luiz I desde 1996.

 

Este projeto conjunto, que une também os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia, engloba, além, da ponte Maria Pia, mais quatro travessias ferroviárias dos finais do século XIX, a saber: a ponte Müngstener (em Solingen, Alemanha); a ponte San Michele (em Paderno, Itália); a ponte de Garabit (em Ruynes-en-Margeride, França) e o viaduto ferroviário de Viaur (em Tauriac-de-Naucelle, França).

 

Sem qualquer vertente competitiva, os participantes do Six Bridges Rally têm apenas de cumprir o itinerário sugerido pela organização a cada etapa. A chegada da caravana ao Porto está prevista para este domingo, entre as 16 e as 18 horas. Após uma paragem no Cais da Ribeira, os participantes seguem pelo tabuleiro inferior da ponte Luiz I em direção à Serra do Pilar, onde se conclui a jornada. No dia seguinte, a caravana fará ainda um tour fotográfico junto à ponte Maria Pia, seguindo depois viagem em direção a Guimarães.

 

O Six Bridges Rally tem final previsto para o dia 26 de setembro, na cidade alemã de Soligen.

 

Mais informações sobre este evento podem ser consultadas na sua página oficina.

Ver também
Notícias