São três dias com atividades para todas as idades, no regresso da Exposição de Arte Urbana ao icónico edifício do centro da cidade. A entrada é livre para todas as atividades.
De sexta-feira, 24, a domingo, 26 de outubro, o parque de estacionamento do Silo Auto é o palco de mais uma edição da BALUARTE. A Exposição de Arte Urbana do Porto volta a convocar artistas de várias idades para intervenções em vários locais deste espaço, proporcionando, assim, uma visão sobre o trabalho que está a ser desenvolvido na cidade – e a partir da cidade.
O destaque vai para as exposições permanentes que irão ocupar vários locais do espaço, como é o caso das intervenções nos diferentes vãos de escada dos diferentes pisos. Estes trabalhos, selecionados através de open call, contam com a assinatura dos artistas Marcelo Clapp, oh_chiko, R. Gritto, João Janeiro, Flávio Rodrigues, ELLEONOR, Tiago Polignac, David Penela, Oaktree, Bruna BSA, Johnathan Faifer, Leonor Violeta, Matilde Cunha e Jefferson Rib.
Para além desta galeria vertical, a BALUARTE contará ainda com a exposição “Projeto 5x1”, da responsabilidade da Esmera – Associação de Arte Pública e Comunitária, que apresenta uma seleção de artistas que refletem a propostas desenvolvidos em formato site specific e que contará com trabalhos de Hazul, Mais Menos, Coletivo Ruído e Tamara Alves.
Instalada neste o espaço estará ainda a mostra da 9:16, uma galeria digital vertical que funciona, diariamente, no espaço do canal 180 situado na Rua de Miguel Bombarda. Neste caso serão apresentados trabalhos de vários artistas de diferentes áreas do vídeo e da arte digital, nacionais e internacionais, com propostas assinadas por Entangled others, Mono Lira, Tala Schlossberg, Sam Brewster, Né Barros, Julian Hespenheide, André Cruz e Traceloops
Destaque ainda para uma exposição comemorativa dos 12 anos do Programa de Arte Urbana do Porto, com um conjunto de 12 trabalhos que marcou, indelevelmente, a visibilidade e a importância deste programa, e que deixaram marca, criaram história e contribuíram decisivamente para uma nova leitura sobre o espaço público.
BALUARTE: Programa Paralelo
Durante os três dias da BALUARTE – Exposição de Arte Urbana, e para além das mostras, há ainda um conjunto de atividades paralelas que tornam esta atividade ainda mais abrangente, dinâmica e com propostas mais diversificadas.
Haverá workshops promovidos pela Esmera e com a participação de artistas urbanos: “Puzzle nas Tintas”, 25 outubro, 16h00, com Arisca; “Bases”, 25 outubro, 18h00, com Third; “A Natureza como Metáfora de Crescimento e Diversidade”, 26 outubro, 11h00, com Mura; e “Construir a nossa cidade”, 26 outubro, 16h00, com Chloé.
O programa contará ainda com duas conversas abertas a todos: “Os Artistas da Open Call da BALUARTE 2025”, que contará com o testemunho dos artistas envolvidos nesta exposição (sábado, 25 outubro, 17h00); e “A Arte Urbana como estratégia cultural”, que contará com a participação de Juliana Almeida (Cultural Affairs), de Tiago Pires (Grandpa's lab) e de André Carvalho (Circus Network). A moderação será da responsabilidade de Lígia Ferro.
Destaque ainda, no primeiro dia, para um espetáculo na Praça Exterior do Silo Auto, “Desenhos Efémeros”, proposta de desenho em tempo real desenvolvido e executado pelo desenhador e performer visual António Jorge Gonçalves (sexta-feira, 24 outubro, 19h30).
A música estará presente ao longo deste fim de semana, com o espetáculo “Granito Showcase”, a cargo da Jazzego Records, e que contará com a atuação dos projetos Minus & MrDolly, Gaztween e Azar Azar (sábado, 25 de outubro, 18h00). Haverá ainda DJ Set de Rita Lig, Troublebaker e Paulo Couto.
Nota ainda para a realização de visitas guiadas à exposição e ainda aos murais existentes na cidade, orientadas por João Kendall; e um Mercado de Arte Urbana que decorre em permanência no piso 7 do Silo Auto.
O Parque de Estacionamento da Trindade contará ainda com duas intervenções no âmbito da “BALUARTE Fora de Portas”, com as intervenções “Disconnected”, assinado pela artista Daniela Guerreiro (Rua de Fernandes Tomás, 936), e “Trindade em Letras”, a cargo da Norte Color (Rua do Bonjardim).
A BALUARTE tem entrada livre e contará com os seguintes horários: sexta-feira, 24 de outubro, das 18h00 às 22h00; sábado, 25 de outubro, das 14h00 às 20h00; e domingo, 26 de outubro, das 11h00 às 20h00.
Texto: José Reis