15/05/2024

Entre os dias 12 e 15 de junho, o auditório da Biblioteca Almedia Garrett, no Porto, vai acolher uma nova edição dos Colectivos Pláka, os cursos de discussão e pensamento sobre sociedade e a cultura contemporânea, promovidos pela Direção de Arte Contemporânea da Ágora.

 

Shaking the Habitual with Kem School” é o título do curso e conta com organização do coletivo queer-feminista Kem (sediado em Varsóvia), através do seu projeto educativo experimental – Kem School –, cujo trabalho se centra no potencial da performance, das metodologias queer e feministas e da coletividade enquanto ferramentas vitais para uma pedagogia radical.

 

Tendo como ponto de partida a ideia de "otimismo cruel” da teórica cultural norte-americana Lauren Berlant, que nos fala de "pessoas que mantêm uma relação com o seu objeto ainda que isso as destrua, porque não concebem abdicar de entender o mundo de uma determinada maneira", o curso propõe-se, através da fala, do movimento, da leitura e da escrita, e com recurso a estratégias coreográficas, performativas e de autoajuda, a trabalhar com e contra as definições e as economias de atenção que regem o nosso quotidiano.

 

 

Conduzido em inglês, o curso destina-se a todas as pessoas interessadas em trabalhar com a ligação corpo-mente, sem necessidade de experiência prévia nas áreas do movimento, da escrita ou artes no geral, e num convite especial a participantes com experiências de migração, queer, deficiência ou BIPoC.

 

 

As candidaturas, abertas até 29 de maio, deverão ser submetidas por email para o endereço plaka@agoraporto.pt com as seguintes informações (até 3.000 caracteres, com espaços, em Inglês): nome; idade; profissão ou ocupação; número de telefone; carta de motivação e breve nota biográfica.


A seleção dos participantes será feita por Stefa Gosiewsk, Michał Grzegorzek e Ania Nowak, representantes da Kem School. Mais informações sobre o programa completo podem ser consultadas no site da plataforma PLÁKA.

Ver também
Notícias