13/09/2024

O programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, comissariado por Pedro Sobrado e José Augusto Bragança de Miranda para o Museu e Bibliotecas do Porto, prossegue em setembro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com novas sessões do “Fórum do Futuro” e do ciclo de cinema “Outras Revoluções”.

 

Na quinta-feira, 19 de setembro, às 21h00, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett reabre portas a “Outras Revoluções”, o ciclo de filmes programado por Edmundo Cordeiro que, desde março deste ano, vem exibindo revoluções de outras geografias, outros tempos e até do próprio cinema.

 

Helena Pires, professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, apresenta, nesta sétima sessão, “Zabriskie Point” (Deserto de Almas), filme de Michelangelo Antonioni que “resulta numa meditação poética sobre uma América de sonho em estado de crise”, descreveu o crítico de cinema Jonathan Rosenbaum.

 

 

Uma semana depois, no dia 26 de setembro, às 18h00, também no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Catherine Malabou apresenta “Tu que trabalhas, como te chamas?”, em mais uma conferência do ciclo “Fórum do Futuro”, com tradução simultânea.

 

Professora de filosofia da UC Irvine, Catherine Malabou analisará o desaparecimento gradual das diferentes denominações dos trabalhadores, justificando-o na ênfase neoliberal no trabalho como um valor em si e na dissolução dos sujeitos do trabalho.

 

As duas sessões, como todas as atividades do programa, têm entrada gratuita, sujeita apenas à lotação do espaço.

Ver também
Notícias