07/10/2022

A primeira equipa de rugby portuguesa – o Royal Football Club – disputou há 100 anos aquele que foi considerado o primeiro jogo de rugby que opôs jogadores lusos e veteranos ingleses. 


Em 1922, a ‘esquadra’ nacional conseguiu um feito. Defrontou os Sportmans da Colónia Inglesa de Carcavelos e conseguiu sair vitoriosa. Foi este clássico que deu o “pontapé de saída” para o nascimento do rugby português.


Um século depois, este jogo clássico será recordado com uma partida evocativa no Oporto Cricket and Lawn Tennis Club, este sábado, dia 8 de outubro, com jogadores vestidos a preceito com os equipamentos “rugbymans” desse tempo. 


E, porque estamos a falar de rugby, são muitas as histórias ainda por contar sobre a prática desta modalidade em Portugal e no mundo, assim como, algumas curiosidades sobre este desporto. 


Eis os dez factos sobre este desporto que provavelmente não sabia!


1. Atribui-se a William Webb Ellis a origem do rugby em 1823, quando, num jogo de futebol na escola da cidade inglesa de Rugby, o jovem decidiu contrariar as regras existentes do jogo de “foot-ball”, pegou na bola e correu para a linha adversária. A origem da história é contestada e difícil de comprovar, há quem defenda ser uma lenda. Mas, se visitar a Rugby School, em Inglaterra, encontra a estátua de Webb Ellis com uma bola no braço.


2. Se recuarmos ainda mais no tempo, e fiéis ao relato de alguns historiadores, o jogo que hoje conhecemos como rugby terá sido jogado pelos romanos. Chamava-se harpastum (versão do antigo jogo de bola grego, o episkyros).


3. Da Inglaterra, o rugby expandiu-se para o mundo. Em França, a modalidade começou a ter grande expressão. Rumou posteriormente para a Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos da América.


4. A bola oval é o centro da disputa num jogo de rugby. Deve pesar entre 410 e 460 gramas. Sabia que originalmente a bola era feita de bexiga de suínos?


5. Num jogo de rugby, o objetivo da equipa com posse da bola é manter a continuidade, evitando ceder a bola ao adversário, e tirando partido dessas capacidades técnicas, avançar no terreno e marcar pontos. Falhar este objetivo significa perder a bola e entregá-la ao adversário. 


6. Atualmente, um ensaio de rugby vale 5 pontos. Em 1922, valia apenas 3 pontos. 


7. A Calcutta Cup é o troféu mais antigo do Mundo. Desde 1879 que este galardão é disputado, todos os anos, entre as seleções de Inglaterra e da Escócia.


8. A Federação Portuguesa de Rugby foi fundada em 1957. 50 anos depois Portugal participou, pela primeira vez, no Campeonato do Mundo de Rugby.


9. Sabia que, em todos os jogos inaugurais do Mundial de Rugby, é utilizado o mesmo apito (usado pelo árbitro Gil Evans no jogo Inglaterra-Nova Zelândia, em 1905) e o mesmo florim (para escolha de campo)?


10. O Rugby Sevens será uma das primeiras modalidades a estrear-se nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 (com equipas masculinas e femininas). Recentemente, a modalidade esteve presente nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e de Tóquio, em 2020.


Edição: Sara Oliveira

Ver também
Notícias