24/08/2021

A Feira do Livro do Porto, em parceria com a Bairro dos Livros, promove “percursos literários” pelo espaço (geográfico) e pelo tempo (narrativo) durante os três fins de semana do evento. São atividades direcionadas para miúdos e graúdos.


No programa deste ano, os visitantes podem ser elementos ativos nas atividades propostas. Munidos de interesse e muita curiosidade, todos são desafiados a participar em “visitas guiadas” pelas letras que compõem algumas das obras mais importantes do nosso imaginário. Em colaboração com a editora Bairro dos Livros, há dois tipos de “tours literárias” pensadas para todos. A partir da obra de Júlio Dinis, autor evocado na edição deste ano, são criadas linhas e cruzamentos que, com as suas obras, marcaram indelevelmente a geração literária nacional.



Uma das propostas, pensada para os adultos, é a constituição de um consultório romântico (andante) que usa os livros e o humor para criar um reencontro com a literatura dos tempos do autor em destaque neste ano.


Em três visitas guiadas, todos os sábados (28 de agosto, 4 e 11 de setembro, a partir das 17h00), com o nome de “Tour Literária: Um Consultório de Letras Receituário à Moda do Porto Romântico”, propõe-se a exploração das ruas do Porto, através de poesia diversificada (também deste século) e de audioguias preparados para o momento.


O percurso tem a duração de duas horas, com pausa para uma degustação especial e, no final, a certeza de um receituário eficaz para qualquer maleita.



Aos domingos (29 de agosto, 5 e 12 de setembro, a partir das 11h00), o “Porto Literário ‘trocado por miúdos’” incentiva os mais novos (e as suas famílias) a visitar o Porto pelos olhar de quem o escreveu, misturando histórias, livros e personagens reais e ficcionadas.


Guiado por dois atores, munidos de mapas (mas sem saber muito bem como se utilizam…), os participantes são levados a fazer um percurso feito de jogos, músicas originais e atividades para descobrir. Com a duração de uma hora, com pausa para lanche, é especialmente vocacionado para crianças dos 6 aos 12 anos e respetivas famílias.


A lotação para cada atividade é limitada, o acesso é gratuito mas requer inscrição prévia através do e-mail geral@bairrodoslivros.com.



Fotografia principal: imagem de arquivo da Feira do Livro 2020

Ver também
Notícias