22/11/2022

A sexta edição da iniciativa, que junta clássicos do cinema mudo e música ao vivo, traz sessões a quatro espaços culturais da cidade. 


De 24 a 26 de novembro, o Porto acolhe mais um Salão Piolho, ciclo organizado pela Fundação INATEL com apoio municipal. O programa deste ano junta quatro géneros cinematográficos (drama, comédia, documentário e terror) a três estilos de música (tradicional portuguesa, jazz e eletrónica). 


A primeira proposta será apresentada no Cinema Trindade a 24 de novembro, quinta-feira, a partir das 21h45. “Os Lobos”, filme realizado em Portugal pelo italiano Rino Lopo, será acompanhado ao vivo pela dupla Bicho Carpinteiro. O projeto de Vasco Ribeiro Casais e Rui Rodrigues, que mistura viras, fados e chulas com rock e folk instrumental, vai criar um complemento sonoro para a história de uma aldeia na Serra da Cabreira agitada com a vinda de um ex-presidiário. 



Na noite de sexta-feira, 25 de novembro, às 21h30, o Círculo Católico de Operários do Porto (CCOP) recebe uma estreia absoluta. A comédia “Marinheiro de Água Doce”, com o célebre Buster Keaton no papel de um jovem que se apaixona pela filha do inimigo do pai, terá banda sonora em direto a cargo de João Cabrita. Depois de mais de 30 anos a tocar em bandas como Despe e Siga, Sitiados, Kussondulola, Assessores (que acompanha Sérgio Godinho), Dead Combo ou Cais do Sodré Funk Connection, o saxofonista lançou em 2020 o seu primeiro álbum a solo ("Cabrita”).  



O programa continua no dia seguinte, sábado, às 18h00, com a exibição do histórico filme “Nanook, o Esquimó”, a primeira longa-metragem documental conhecida realizada por Robert Flaherty, que mostra a vida de um habitante do Ártico alheio à tecnologia industrial. Na altura em que celebra o seu centenário, a obra será projetada na Casa das Artes com música à medida, composta pelo guitarrista Nuno Costa e o pianista Óscar Graça, dupla cujo projeto Filme-Concerto tem dado voz a películas em vários festivais e ciclos de cinema nacionais. 



A edição deste ano do Salão Piolho termina com outro título incontornável da história do cinema, também a cumprir um século em 2022: “Nosferatu”, do alemão F. W. Murnau. O clássico de terror, a primeira e mais famosa adaptação de “Drácula” para o grande ecrã, pode ser visto no Maus Hábitos às 21h30 de 26 de novembro, com acompanhamento musical de Ka§par, produtor e DJ que se move entre diferentes sonoridades urbanas e eletrónicas. Este espetáculo será também uma estreia absoluta. 



Os quatro cine-concertos do ciclo têm acesso gratuito, sujeito à lotação de cada espaço. As entradas podem ser reservadas através do telefone 210 027 148, que terá depois de ser levantada na respetiva bilheteira, até 15 minutos antes da sessão. 


Fotografias: DR

Texto: Francisco Ferreira

Ver também
Notícias