18/06/2024

E eis que, neste ano, a tradição volta a ser o que era e as Rusgas regressam ao período noturno, com os vários grupos a percorrerem o coração da cidade. A partir das 21h00 deste sábado, 22 de junho, sete grupos representativos das freguesias e uniões de freguesia descem “as avenidas”, até aos Aliados. Contam com uma convidada especial: a fadista Lenita Gentil.

 

E depois de dois anos consecutivos em que a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos levaram a melhor, a pergunta é a mesma: quem vai ganhar, este ano, as Rusgas de São João? Neste ano, esta que é uma das maiores tradições desta época festiva regressa a um figurino há muito aguardado: o desfile volta a realizar-se à noite.

 

Na noite anterior à mais desejada – e aguardada do ano -, os sete grupos representativos das diferentes freguesias e uniões de freguesia da cidade desfilam pelo centro da cidade, terminando com a habitual apresentação em frente à Câmara Municipal do Porto, na Praça do General Humberto Delgado.

 

 

Os temas e as melodias dos diferentes grupos marcarão a noite de sábado, 22 de junho, a partir das 21h00, com carros alegóricos, trajes mais ou menos tradicionais e a alegria que está sempre presente num momento em que toda a cidade se encontra.

 

 

O momento alto acontecerá no final do desfile, com a apresentação de cada uma das rusgas em frente à Câmara Municipal, um momento que promete ser ainda mais mágico neste ano, já que as luzes terão outro brilho e a tradição ecoará ainda mais alto (de recordar que, durante muitos anos, este foi o período em que se realizavam este espetáculo nas ruas da cidade).

 

Esta será a ordem do desfile e posterior apresentação das Rusgas:

  1. Paranhos
  2. União de Freguesias do Centro Histórico
  3. Campanhã
  4. Bonfim
  5. Ramalde
  6. União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
  7. União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos

 

A edição deste ano contará ainda com uma apresentação especial, a da fadista Lenita Gentil, que cantará três temas alusivos a esta época sanjoanina. Com mais de 50 anos de carreira, a versatilidade da artista é uma das características que marcam a sua carreira e que passa não só pelo fado, como também pela música ligeira e marchas populares.

 

 

As Rusgas terão, ainda, transmissão televisiva em direto pelo Porto Canal e contará, mais uma vez, com a transmissão da Rádio Festival.

 

Texto: José Reis

Fotos: CMP

Ver também
Notícias