Depois de ter chegado ao primeiro lugar da classificação mundial, a desportista apoiada pela Câmara do Porto alcançou novo feito inédito para o karaté nacional.
Continua a brilhante ascensão de Rita Marques no panorama desportivo internacional. Em representação da Seleção Nacional, a atleta do Centro de Karate Goju-Ryu do Porto sagrou-se Campeã Europeia de Karaté Kata Cadetes Feminino.
Na renhida final do Campeonato Europeu de Kadetes, Juniores e Sub-21, decorrido entre 9 e 11 de fevereiro em Tbilisi, capital da Geórgia, a portuguesa bateu a austríaca Tamara Lehner por apenas 0,70 pontos (41,9 para Marques frente a 41,2 para Lehner).
A conquista ganhou ainda mais peso por ser a primeira vez que uma mulher lusa consegue a medalha de ouro em campeonatos da Europa desta modalidade. Isto se falarmos em desempenhos individuais, porque Rita Marques, na companhia de Bárbara Ribeiro e Lara Teixeira, já havia vencido o título por equipas em 2023, em prova decorrida no Chipre.
Em outubro do ano passado, a jovem residente no Porto tornou-se a primeira karateca nacional a atingir o topo do ranking mundial de kata na sua categoria, após vencer outro ouro na Karaté 1 Youth League, disputada no México.
Rita Marques foi um dos nomes apoiados na edição de 2023 do programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo da Câmara Municipal do Porto.
Outro dos apoiados por este programa municipal, João Vieira, também subiu a um lugar no pódio em Tblissi, ao conquistar um notável bronze em juniores.
Portugal somou cinco medalhas na competição.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Fedração Nacional de Karaté e Karate Focus