06/12/2024

O programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril do Museu e Bibliotecas do Porto apresenta, em dezembro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, as derradeiras sessões dos ciclos “Fórum do Futuro” e “Outras Revoluções”. Também este mês, no Museu Romântico, acontecem os dois últimos recitais do programa musical “Ao Ritmo da Revolução”.

 

Desde março a recordar-nos que as revoluções extravasam os limites que as cerceiam, o programa comissariado por Jorge Sobrado e José A. Bragança de Miranda aproxima-se do seu termo. Três dos seus ciclos encerram já este mês na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Museu Romântico, mas as iniciativas programadas continuam até fevereiro de 2025.

 

No dia 19 de dezembro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o programa “Revolução, Já!” encerra dois dos seus ciclos.

 

Às 18h00, José A. Bragança de Miranda sobe ao palco do Fórum do Futuro para apresentar “Para uma Crítica da Economia Generalizada”.

 

Nesta última conferência do ciclo, o professor catedrático com agregação em Teoria da Cultura e autor de ensaios em diversas áreas da cultura contemporânea abordará a problemática das sucessivas crises do capital, apresentando alternativas que poderão tornar possíveis outras relações entre economia e vida.

 

Quando forem 21h30, o filme “Cerrar los Ojos” (“Fechar os olhos”), de Víctor Erice, encerra “Outras Revoluções”, o ciclo de cinema programado por Edmundo Cordeiro.

 

Com estreia em 2023 no Festival de Cannes, o filme, que narra a história de um ator espanhol desaparecido durantes as filmagens, será apresentado por Isabel Nogueira, historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e ensaísta, numa sessão que explorará questões como a memória, a identidade e o próprio tempo.

 

Ambas as sessões são de entrada gratuita, sujeita apenas à lotação máxima do auditório da BMAG.

 

Os dois últimos sábados “Ao Ritmo da Revolução”

 

O ciclo de recitais, programado por Sofia Lourenço, finaliza também este mês com mais dois concertos no Museu Romântico, sob o tema “Uma Terra Sem Amos”.

 

Já no próximo sábado, dia 7, às 16h00, Álvaro Pereira, Bernardo Soares e Horácio Ferreira apresentam um repertório, em que se destaca a obra “A História do Soldado”, do compositor Igor Stravinsky, na sua versão de 1919 para clarinete, violino e piano, que conta a história de um soldado russo que volta a casa depois da retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

 

Uma semana depois, no dia 14, à mesma hora, no Museu Romântico, o pianista João Paulo Moreira protagoniza o último recital do ciclo, interpretando obras de Domenico Scarlatti, Jean-Philippe Rameau, Serguei Prokofiev e Camille Saint-Saën.

 

A entrada é gratuita, mas limitada à lotação máxima da sala.

 

Exposição na Casa do Infante dá mote a oficina de ilustração

 

Partindo da exposição “Cinema de Revolução” do Cineclube do Porto, Bruno Borges orienta no dia 14 de dezembro, às 14h, na Casa do Infante, uma oficina de ilustração para crianças dos 6 aos 10 anos, subordinada ao tema “A BD com arte sequencial narrativa”.

 

Após uma visita à exposição, os participantes serão desafiados a produzir histórias de banda desenhada com base em fotos e temas de filmes, como um imaginário mágico, com recurso a técnicas de desenho sequencial e criação de personagens. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do formulário disponível no site do Museu do Porto.

 

O programa paralelo da exposição prossegue em janeiro com nova oficina de ilustração e o arranque do ciclo de filmes “O Cinema e as suas Revoluções”. A exposição está patente até 23 de fevereiro de 2025.

Ver também
Notícias