24/09/2025

A retrospetiva que o Batalha Centro de Cinema dedica a David Bowie arranca já no próximo dia 3 de outubro, com a exibição de The Man Who Fell to Earth, de Nicolas Roeg — filme que marcou a estreia do “camaleão do rock” no grande ecrã.

 

 

Entre o alienígena e o vampiro, o bartender e o gigolô, o poeta e o mimo, passando por Londres, Berlim e Nova Iorque, Bowie explorou ao longo de cinco décadas o território da representação em cinema, com a mesma intensidade performativa que o projetou mundialmente como músico.

 

 

Intitulada David Bowie, Uma Odisseia, esta retrospetiva revisita a relação do artista com o cinema e a imagem em movimento, no trimestre que antecede a passagem de dez anos sobre a sua morte, culminando no dia do seu aniversário, a 10 de janeiro.

 

 

Do impacto do expressionismo alemão (que o levou a viver em Berlim) a 2001: A Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968), filme que inspirou o seu primeiro grande êxito musical,  Bowie deixou-se influenciar profundamente pela sétima arte e, ao mesmo tempo, tornou-se fonte de inspiração para cineastas e artistas até aos dias de hoje. O resultado é um legado visual e performativo que atravessa personagens, histórias e imagens que marcaram a cultura contemporânea.

 

 

O programa, que inclui excertos surpresa no início de cada sessão, integra filmes como Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, documentário que regista o último concerto na pele de Ziggy Stardust; The Hunger, estreia de Tony Scott no cinema, que junta David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarandon num intenso triângulo amoroso entre vampiros e humanos; Christiane F., de Ulrich Edel, testemunho de uma geração e da fase berlinense do artista; Just a Gigolo, realizado por David Hemmings, com Bowie no papel principal e ainda Marlene Dietrich, Kim Novak, Maria Schell e o próprio Hemmings; Basquiat, drama biográfico de Julian Schnabel sobre o artista que revolucionou a arte contemporânea nos anos 80; e Merry Christmas, Mr. Lawrence, de Nagisa Ōshima, com Bowie e Ryūichi Sakamoto no elenco, entre outras obras em torno do artista.

Ver também
Notícias