29/04/2022

O Porto prepara-se para voltar a receber, no dia 21 de maio, a “Porto Super Special Stage”, super especial incluída na 55.ª edição do Rally de Portugal. O percurso será o mesmo de edições anteriores, mas terá uma novidade: a presença de público.


“Este tipo de evento tem enorme interesse para a cidade, não apenas sob o ponto de vista desportivo e naquilo que interessa aos adeptos da modalidade, mas também na promoção do Porto como destino turístico de excelência”, sublinhou o presidente da Câmara, Rui Moreira, assinalando também a presença do público, “o que será, seguramente, um momento muito especial”.


Num investimento que ronda os 28 mil euros, o Município do Porto está a proceder ao reforço do pavimento do percurso da “Porto Super Special Stage”.


O Rally de Portugal acontecerá entre os dias 19 e 22 maio. Em termos desportivos, terá um pelotão recorde, com 100 equipas inscritas, destacando-se a presença de três campeões mundiais – Sébastien Ogier, campeão em título, Sébastien Loeb e Ott Tanäk, vencedor em 2019.


Também vão estar em Portugal ex-vencedores da prova, de forma a assinalar os 50 anos do campeonato do mundo de ralis (WRC). São os casos dos finlandeses Marku Alén (recordista de vitórias em Portugal, com cinco triunfos) e Marcus Grönholm, o espanhol Carlos Sainz, o italiano Miki Biasion, o alemão Walter Rohl, o finlandês Ari Vatanen, entre outros.


Para os amantes da modalidade esta será uma oportunidade para ver, igualmente, alguns dos carros que marcaram os mundiais, como o Fiat 131 Abarth, o Alpine-Renault A110, o Lancia Rally 037, o Lancia Delta S4, o Lancia Delta Integrale, o Opel Ascona 400 ou o Audi Quattro, em exposição permanente na Exponor (Matosinhos), com acesso gratuito.


A 55.ª edição do Rali de Portugal tem um percurso total de 1.535,35 quilómetros, dos quais 343,3 cronometrados, num total de 22 classificativas.

Ver também
Notícias