No fim-de-semana em que se assinala o James Bond Day, José Nunes, da Estrutura, estreia CLASSIFIED. Um espetáculo que parte do seu sonho de infância de representar o papel do agente secreto mais conhecido do mundo, e que chega agora ao Teatro Campo Alegre, nos dias 4 e 5 de outubro. Afinal, quem nunca se quis apresentar como Bond, James Bond?
CLASSIFIED parte de um elemento autobiográfico do criador do espetáculo, poucas vezes revelado — até mesmo secreto —, que nos remete para a sua infância: o sonho de, um dia, vir a representar o papel de James Bond, depois de ter visto, com 9 anos, pela primeira vez um dos filmes. No entanto, esse sonho, rapidamente se desvaneceu, embora tenha sido por este motivo que José Nunes começou a fazer teatro.
O fascínio e a geekiness por esta personagem mantiveram-se até hoje, apesar de uma série de questões que esta personagem levanta. E é precisamente esta relação de tensão e culpa com este guilty pleasure que o criador pretende explorar neste espetáculo, partindo do imaginário iconográfico, visual e sonoro dos filmes para problematizar, questionar e refletir sobre este fascínio.
Dia 5 de outubro assinala-se o James Bond Day, que se assinala por ter sido a estreia do primeiro filme, Dr. No, em 1962, em Londres. Por isso, no sábado, dia 5, às 17h00, há um Aquecimento Paralelo com Daniel Seabra e Rui Azevedo, intérpretes do espetáculo que irão participar em algumas “cenas de ação”. Nesta atividade, propõe-se que cada participante observe de perto o ensaio e preparação de algumas dessas cenas e que sejam experimentados alguns dos dispositivos que irão ser utilizados em cena. Esta atividade é aberta a todas as pessoas e gratuita mediante apresentação de bilhete para o espetáculo. Inscrições para bilheteira.tmp@agoraporto.pt
CLASSIFIED é apresentado, em estreia, na sexta-feira, dia 4 de outubro, e no sábado, às 19h30, no Teatro Campo Alegre. Os bilhetes custam 9€. As sessões contam com audiodescrição.
Toda a programação do Tetro Municipal do Porto, em https://www.teatromunicipaldoporto.pt/
Fotos: João Rey/ TMP