28/03/2024

O segundo mês de programação desta edição do Cultura em Expansão arranca já na sexta-feira com uma sessão de cinema muito especial: “O Passarinho da Ribeira”, de Augusto Fraga. Seguem-se, durante o fim de semana, dois espetáculos para toda a família: “FLOU!”, de Ieltxu Ortueta e o Cine-concerto: As Comédias de Alice, com Tó Trips.

 

O Passarinho da Ribeira” é um dos maiores sucessos populares do cinema português, e um dos primeiros a serem realizados utilizando, em todo o seu esplendor, o Technicolor, então pioneiro no nosso país.

 

A ribeira do Porto é filmada como ainda não havia sido, na profusão de cores e de sentidos que haveriam de transformar o filme num cartão-postal nacional e por gerações.

 

A história de amores e desencontros entre as personagens, capta a singularidade das relações de proximidade entre a comunidade local, enquanto serve de espelho para as vivências sociais enraizadas no quotidiano da cidade.

 

 

A nova digitalização, feita pela Cinemateca Portuguesa, no âmbito do projeto FILMar, tem agora a sua estreia no Porto, a 5 de abril, às 19h30, no Laboratório da Torre, devolvendo às comunidades a memória coletiva que tão bem lhes pertence.

 

Já no sábado, a manhã será dedicada aos mais novos, com a performance “FLOU!”, criada pelo ator, performer, historiador de arte e artista gráfico basco Ieltxu Ortueta.

 

Num espaço em que todos são artistas, sentadas ao redor de uma grande folha branca, as crianças são convidadas não só a assistir, mas a participar na criação ao vivo de um grande desenho.

 

Partindo da relação sem palavras, “FLOU!” desenvolve-se entre o jogo e a criação para descobrir um universo de formas e de composições que se configuram e reconfiguram a cada momento. Em circulação desde 2016, já passou por muitas cidades em diversos pontos do mundo, chegando agora a Campanhã, a 6 de abril, às 11h00.

 

 

No dia seguinte, 7 de abril, também às 11h00, a manhã volta a ser dedicada às famílias, com a apresentação do “Cine-concerto: As Comédias de Alice”, com Tó Trips, no auditório do Grupo Musical de Miragaia.

 

Neste programa inédito, quatro filmes a preto e branco de Walt Disney, que datam da primeira metade dos anos 1920, mas recentemente restaurados, mostram-nos Alice, uma pequena heroína de carne e osso, que se move num universo de desenhos animados. A acompanhar ao vivo estes tesouros cinematográficos estará a música de um dos nomes mais interessentes do imaginário da música nacional: Tó Trips.

 

A entrada em todos os espetáculos é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo dois por pessoa) no dia e local, a partir de uma hora antes do seu início. Mais informações em www.culturaemexpansao.pt.

Ver também
Notícias