18/03/2021

Entre os dias 1 e 15 de abril, os artistas e coletivos artísticos sediados no Porto que desenvolvam atividade na área das artes visuais poderão submeter propostas de compra de obras no âmbito do projeto Aquisições. 


Criada em 2020, esta modalidade de compra direta a artistas terá este ano um orçamento total de 50 mil euros e apresenta uma novidade: deixa de haver imite máximo para o valor das obras sugeridas. Cada proponente poderá submeter uma ou duas propostas.


Após o período de submissão, o atual comité de seleção – composto por Eduarda Neves, João Sousa Cardoso e Pedro de Llano – poderá propor ao Município do Porto a aquisição de obras (no máximo uma por artista ou coletivo) para integrar a Coleção Municipal de Arte. 


Sob direção do Departamento de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora — Desporto e Cultura do Porto E.M,. através da plataforma Pláka, o projeto Aquisições contempla ainda outra modalidade de aquisição de obras a galerias de arte da cidade, para a qual está disponível um orçamento total de 100 mil euros.


O Aquisições foi lançado em 2018, com o intuito de dinamizar e valorizar o património artístico do Porto e documentar a memória da prática artística da cidade, através da reativação da Coleção Municipal de Arte. Desde então comprou 65 obras, 21 das quais através da modalidade de compra direta a artistas.


O guia para submissão de propostas, assim como toda a informação sobre o projeto, o comité de seleção e as obras adquiridas, podem ser consultados na página da plataforma Pláka.


Ver também
Notícias