A partir de terça-feira, 9 de dezembro, será possível renovar as inscrições no programa “No Porto a Vida é Longa”, que promove a atividade física entre todos os que têm mais de 60 anos e residem na cidade do Porto. Já o período para as novas inscrições começa a 5 de janeiro de 2026 e também podem ser feitas nas instalações das Piscinas Municipais do Porto.
As atividades do programa “No Porto a Vida é Longa” são preparadas e orientadas por profissionais de desporto e técnicos certificados, com o intuito de reforçar a flexibilidade, a força e a resistência dos mais velhos. Visam estimular o bem-estar físico e mental dos participantes, ajudando-os na criação de novas rotinas, incentivando-os à socialização através da melhoria da sua aptidão física e longevidade com qualidade de vida.
Considerado uma referência nacional no âmbito do desporto para séniores, este programa municipal inclui a prática de ginástica, atividades aquáticas, boccia, cardiofitness, danças latinas, zumba, yoga, corpo e mente, pilates e karaté suave. Atividades estas que decorrem todos os dias úteis, de janeiro a dezembro, com interrupção no período de férias (habitualmente em agosto).
Os aderentes interessados podem praticar estas modalidades nas instalações desportivas da Rede Municipal de Piscinas e ainda no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

A partir de terça-feira, 9 de dezembro, será possível efetuar a renovação das inscrições para utentes já com frequência regular. Esta renovação pode ser feita nas instalações da Rede Municipal de Piscinas. Já os novos utilizadores ou aqueles que pretendam alterar a inscrição (horário ou modalidades), podem fazê-lo a partir do dia 5 de janeiro de 2026.
A frequência tem um custo anual de 35 euros, permitindo participar em duas atividades diferentes por semana. Para os utentes que pretendam participar em mais modalidades, cada aula extra tem um custo adicional de cinco euros por aula.
.jpg)
Desde 2021 que o “No Porto a Vida é Longa” tem Certificação de Qualidade de Programas de Atividade Física para Seniores. Em 2025, o programa ultrapassou os 850 aderentes, que participaram em 92 aulas semanais, o que corresponde a mais de 4500 aulas mensais.