11/09/2023

Entre os dias 9 e 14 de outubro, o programa municipal Colectivos Pláka organiza mais um curso aberto de reflexão sobre a sociedade, cultura e arte contemporânea, que terá lugar no Maus Hábitos, no Porto.

 

Organizado por Vera Sacchetti, crítica e curadora de design sediada em Basileia (Suíça), “Becoming Assembly: On the Whys and Hows of Design Today” [Assembleia em devir: O como e o porquê do design hoje] tem um custo de participação de 50 euros e as inscrições estão abertas a partir de hoje, 11 de setembro, e até ao dia 2 de outubro.

 

Analisando as mudanças de paradigma na prática do design considerando a realidade contemporânea da, em todas as manifestações da disciplina, este curso propõe-se a compreender as implicações de uma realidade pós-industrial e multidimensional para uma disciplina que se encontra atualmente num momento de profunda redefinição.

 

Os participantes do curso irão, assim, explorar uma noção alargada de design, onde a disciplina está intrinsecamente interligada com questões sociais, sustentabilidade, política, feminismo, questões de género e questões de cuidado, entre outras.

 

Estes temas serão enquadrados, ao longo de uma semana, em workshops temáticos de um dia, orientados por vozes diversas e inovadoras de diferentes geografias – Frederico Duarte, Nacho Padilla, Amelie Klein, Yuri Tuma e Prem Krishnamurthy.

 

Ao longo de uma semana, serão exploradas diferentes abordagens aos processos e à pedagogia, com vista à criação de futuros mais inclusivos para a disciplina do design e das próprias práticas individuais de todos os participantes.

 

À semelhança das outras edições dos cursos organizados no âmbito dos Colectivos Pláka, o programa irá integrar eventos públicos de acesso gratuito.

 

O curso “Becoming Assembly” será ministrado em inglês e português. Limitado a 30 participantes, as inscrições devem ser efetuadas, através do envio de um e-mail, para plaka@agoraporto.pt, com as seguintes informações: nome, idade, profissão ou ocupação, número de telefone, carta de motivação e CV abreviado (até três mil caracteres, com espaços, em Inglês ou Português). A seleção dos participantes será feita pela organizadora do curso. O programa completo do curso pode ser consultado no website da plataforma PLÁKA.

 

Legenda da imagem: Archipelago_ Architectures for the Multiverse, Geneva, 2021. Photo HEAD / Michel Giesbrecht

Ver também
Notícias